• Carregando...
Pousada na Ilha do Mel foi danificada pela força da água. | Felipe Chemure
Pousada na Ilha do Mel foi danificada pela força da água.| Foto: Felipe Chemure

Assim como a costa litorânea do Paraná, as ilhas também sentiram os efeitos de uma ressaca que causou estragos na noite de sexta-feira (28) e continua assustando os moradores neste sábado (29). A água avançou e destruiu casas e bares na orla. “O pico foi às 3 horas da madrugada. O bar foi caindo, sendo levado e a gente não pôde fazer nada. Nosso sustento sendo levado. Todos os caminhos viraram rios”, conta Bernadete Squenine, moradora de Superagui.

Moradores do Litoral do PR se assustam com estragos da ressaca: “parecia um tsunami”

Leia a matéria completa

Na Ilha do Mel, a situação foi parecida. Os restaurantes à beira da praia foram atingidos e prejuízos foram registrados. Com o alerta de nova ressaca nas próximas horas, os moradores estão apreensivos. “Nós perdemos o muro de contenção e nosso pátio ficou comprometido. Calculo entre R$ 7 mil e R$ 10 mil de prejuízo. E a maré já está subindo de novo”, diz Jeison Miller, dono de uma pousada.

Em Matinhos, os balneários mais afetados pela ressaca foram Flamingo, Riviera e Praia Grande. Na Avenida Beira-Mar, próximo ao centro, o resultado da forte correnteza foi percebido dentro das residências. Pedras que serviam de quebra-mar foram levadas pelas ondas para o interior das casas, que ainda ficaram alagadas. A maré foi tão forte que até o asfalto da via foi destruído.

No Pico de Matinhos, a força do mar derrubou parte da Avenida Atlântica. Um trecho da rua precisou ser interditado. Eduardo Dalmora, prefeito da cidade, espera que o governo estadual destine verbas para a recuperação do município. “Acionamos o governo do estado para que nos ajude através da Defesa Civil com tudo que é possível. Foi um dos maiores estragos em 50 anos na cidade. Estamos analisando o Pico de Matinhos para saber se será possível consertar”, disse.

À tarde, a maré já estava alta novamente na região do Superagui, o que causou medo entre os moradores do lugar. A previsão é que uma nova alta das marés aconteça perto das 16 horas deste sábado.

Parte do Calçadão no Pico de Matinhos ficou destruída.Pierre Andrade
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]