A orla da Praia Brava de Matinhos, no Litoral do Paraná, amanheceu repleta de pedaços de madeira nesta quarta-feira (14). Segundo a prefeitura, era possível observar a madeira no trecho entre a Avenida do Canal e o Pico de Matinhos. Uma ressaca, causada pela maré alta, teria sido a responsável por encher a praia de entulho.
Segundo a prefeitura, foram encontrados troncos e galhos de árvores, além de pedaços de caixas de madeira. Alguns animais mortos também foram levados pelas águas, o que atraiu urubus para a orla.
A secretaria municipal de meio ambiente foi acionada para fazer um levantamento da extensão da sujeira e analisa como será feita a remoção da madeira.
Segundo o Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), este período do mês é o de marés mais fortes, por causa da lua cheia, que ocasiona a chamada maré de sizígia. Além disso, a frente fria que passou pelo estado recentemente reforçou a formação de vento sul, que causa uma maré mais forte. Segundo os pesquisadores, o entulho pode ter vindo da Baía de Guaratuba, que é densamente vegetada, e do litoral norte de Santa Catarina.
Confira imagens da ressaca na praia de Matinhos



