Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estacionamento

Restrição não altera, no 1º dia, fluidez no trânsito na Coronel Dulcídio

Segundo prefeitura, alguns motoristas não sabiam da mudança. Agentes da Diretran estão emitindo avisos e orientando os motoristas. A partir da semana que vem serão aplicadas multas

A restrição de estacionamento na Rua Coronel Dulcídio, no bairro Batel, em Curitiba, começou a valer às 17 horas desta segunda-feira (22). Até as 20 horas, os motoristas não podem parar os carros nas vagas de estacionamento. A medida, segundo a prefeitura, é para dar mais fluidez no trânsito.

A mudança, no entanto, não surtiu grandes alterações no trânsito neste primeiro dia pois muitos motoristas não sabiam da proibição do estacionamento entre as 17h e 20h. Vários carros permaneceram parados nos locais proibidos. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, agentes da Diretran foram ao local para orientar os motoristas.

Nesta primeira semana os motoristas não estão sendo multados. Os agentes anotam o número das placas e colocam um aviso no pára-brisa dos veículos estacionados no local proibido. A partir da semana que vem quem descumprir a determinação será multado por infração "média" prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que resulta em quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13.

Locais proibidos

Na Rua Coronel Dulcídio está proibido o estacionamento das 17h às 20h entre a Avenida Silva Jardim e a Rua Carlos de Carvalho. Das 9h às 17h o estacionamento é permitido por meio do Estacionamento Regulamentado (EstaR), com a exigência de uso do cartão, que custa R$ 1 e vale por uma hora. O limite de tempo para uso das vagas é de até duas horas, com dois cartões.

Como alguns carros permaneciam estacionados na Rua Coronel Dulcídio, após as 17 horas, não houve fluidez total na terceira via da rua, que é utilizada como estacionamento. O trânsito ficou praticamente o mesmo de dias anteriores. Segundo informações da prefeitura, entre 17h e 20h passam cerca de 3.500 veículos pela região. Por dia são 15 mil veículos no trecho.

De acordo com a engenheira Rosângela Battistella, diretora de trânsito da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), o trânsito fluiu normalmente, apesar de alguns motoristas não cumprirem a nova determinação. "No primeiro dia é normal isso acontecer. Algumas pessoas não sabiam das mudanças", afirmou Rosângela.

O trabalho educativo vai até o fim desta semana. A partir da próxima segunda-feira (29), os motoristas que estacionarem no local restrito vão receber multas. Não houve tumultos nem problemas com a adoção das novas regras na Rua Coronel Dulcídio, segundo a assessoria da prefeitura.

Próximas ruas

Outras três ruas da região central de Curitiba vão passar a ter estacionamento restrito. Na quarta-feira (24) a restrição começa na Rua Desembargador Motta, entre a Avenida Padre Anchieta e Avenida Silva Jardim. Na Rua Brigadeiro Franco, a mudança começa na sexta-feira (26), entre a Avenida Getúlio Vargas e Rua Carlos de Carvalho.

A Rua Ângelo Sampaio ficará com restrição no estacionamento a partir da próxima segunda-feira (29), entre a Avenida Batel e a Avenida Água Verde. Assim como na Rua Coronel Dulcídio, o estacionamento fica restrito entre as 17h e 20h.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.