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A proposta inicial do metrô prevê 21 estações entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul | Site da Prefeitura de Curitiba
A proposta inicial do metrô prevê 21 estações entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul| Foto: Site da Prefeitura de Curitiba

Projeção

A proposta inicial prevê a construção da Linha Azul do metrô, com 22 quilômetros de extensão entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. O sistema será subterrâneo em 19 quilômetros, escavado sob a canaleta do atual sistema de ônibus. No trecho entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia, o metrô passará embaixo das ruas Riachuelo e Barão do Rio Branco, um antigo corredor dos ônibus expressos.

A linha terá ainda um trecho elevado na Avenida Winston Churchill de 500 metros após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476. Depois seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal da CIC-Sul, onde será implantado um Complexo que terá pátio de estacionamento, Centro de Controle Operacional e Centro de Manutenção, com os acessos especiais para os veículos do metrô.

Foram previstas no projeto 21 estações de embarque e desembarque ao longo da linha, com distância média de mil metros entre elas. O veículo a ser utilizado deverá ter características leves podendo transportar aproximadamente 1.150 passageiros, em cada composição formada por quatro carros motorizados. A velocidade máxima prevista será de 80 km/h e a velocidade média operacional de 35 km/h.

O prefeito Beto Richa assinou, nesta terça-feira (3), os contratos com as empresas que venceram a licitação para realizar os estudos e projetos de engenharia para a construção do metrô de Curitiba. Os projetos custarão R$ 2,68 milhões ao município. Segundo a prefeitura, a ordem de serviço será emitida nos próximos dias para que o trabalho comece até o final do mês. A construção do metrô está prevista para começar em 2010 e deve custar R$ 2 bilhões.

O consórcio Novo Modal, formado pelas empresas Trends, Engefoto, Esteio e Veja é responsável pelos estudos topográficos, geológicos, de terraplenagem, de obras viárias subterrâneas, estrutura ferroviária e das edificações (estações, terminais, centro de controle e prédio administrativo). O grupo também vai elaborar o orçamento da obra. O prazo para realização do trabalho é de 270 dias.

A segunda parte do projeto será feito pela empresa Ecossistema Consultoria Ambiental. Ela é responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental e pelo Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima). O documento reúne informações sobre como a obra poderá interferir na cidade e as medidas que podem ser tomadas para a redução de eventuais impactos negativos. A empresa tem 240 dias para fazer o estudo.

O prefeito destacou que, se Curitiba for escolhida uma das sedes da Copa de 2014 - decisão que será anunciada no próximo dia 20 -, a cidade terá mais agilidade na busca por recursos para as obras do metrô. "O governo federal e estadual têm compromissos assumidos para dotar a cidade das condições necessárias à realização dos jogos", afirmou Richa. O início da implantação do metrô foi uma das promessas de campanha do prefeito Beto Richa na campanha para reeleição em 2008.

Sistema

O metrô de Curitiba será construído embaixo das canaletas, atualmente usadas exclusivamente para o tráfego dos ônibus biarticulados. A proposta é que o metrô seja o mais superficial possível, mesmo sendo subterrâneo. Detalhes como a profundidade em cada ponto serão definidos durante os estudos e projetos de engenharia.

O sistema que se pretende utilizar - cut and cover - é mais barato do que o convencional (de túnel). Consiste na execução das paredes de contenção a partir da superfície através do cravamento de estacas nas laterais da via, as escavações só acontecem depois da construção da laje superior e por último, os acabamentos nas paredes e o piso.

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