Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CARREIRA

Richa assina promoções de oficiais da PM do Paraná

Decreto assinado pelo governador não fala, entretanto, no pagamento de vencimentos retroativos. Segundo associação de PMs, há oficiais que esperavam reajuste há três anos

 | Cabo Daniel Meneghetti/PM-PR
(Foto: Cabo Daniel Meneghetti/PM-PR)

O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) assinou o decreto que inclui as promoções de cerca de 200 oficiais da Polícia Militar (PM) na folha de pagamento do Estado, conforme a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) havia adiantado em setembro deste ano. Com as promoções, o impacto no orçamento do estado deve chegar a aproximadamente R$ 770 mil. De acordo com a Secretaria da Casa Civil, o decreto deve ser publicado na quinta-feira (8) no Diário Oficial do Estado.

A oficialização das promoções era esperada. Muitos oficiais já tinham recebido a autorização para ingressar nova patente mas, sem o decreto do governador, não recebiam de acordo com as novas funções.

O protocolo aponta 204 propostas de promoções, mas a Casa Civil não confirmou quantas ao todo foram efetivadas, ou seja, se todas as propostas foram comportadas pelo decreto para que todos os oficiais recebam a promoção. O protocolo também não comporta os salários retroativos dos oficiais da PM, aqueles desde o mês em que receberam a promoção até este mês de outubro.

Segundo o coronel Eliseu Furquim, presidente da Associação dos Policiais Militares Ativos e Inativos (Amai), havia policiais que esperavam há três anos por promoções. “Muitos cadetes se formaram oficiais e não recebiam de acordo com a patente”. Sobre os vencimentos retroativos, o coronel diz que a associação trabalha com a possibilidade de entrar com ação na Justiça pedindo o pagamento. “Eles (os oficiais) foram promovidos e cumpriam as funções que lhes cabiam, mesmo recebendo menos”, diz.

Em setembro de 2015, o governador já havia assinado outro decreto para a promoção de praças da corporação, que são os militares entre as patentes de soldado e subtenente. Os oficiais pertencem a patentes de aspirante a coronel, enquanto os cadetes ainda são alunos do Curso de Formação de Oficiais. Na ocasião, 1.333 policiais militares foram promovidos. O mesmo procedimento de ações judiciais pode ser adotado pela Amai para o pagamento dos praças, segundo Furquim.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.