Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pandemia

Rio de Janeiro instala cabines de desinfecção para população

Com formato de um túnel, sua estrutura tem um sensor de presença que ativa os borrifadores para liberar a substância. (Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio)

Ouça este conteúdo

Além de adotar as principais medidas sanitárias no combate ao novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura do Rio de Janeiro vai instalar sete cabines de desinfecção para a população em áreas que são focos de aglomerações como a Central do Brasil, estações de metrô e em outros pontos da cidade.

Os testes do novo projeto de prevenção à doença iniciaram no hospital de campanha do RioCentro na semana passada. Batizado como “Atomic 70”, o produto foi desenvolvido pela Dioxide Indústria Química, empresa do interior de São Paulo, e certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O modelo também foi desenvolvido em países como China e Turquia.

Segundo a Dioxide, a substância desinfetante liberada pelo pequeno túnel amarelo também é eficaz contra outros vírus como o da influenza e zika vírus. A empresa classifica o produto como um desinfetante de alto nível com ação antimicrobiana e seu princípio ativo é o dióxido de cloro (CLO2).

De acordo com a prefeitura, higienizar as mãos com álcool em gel, o uso de máscaras e continuar o distanciamento social ainda são as práticas mais indicadas, no entanto, essa iniciativa vai somar a esses esforços na luta contra o vírus.

O prefeito Marcelo Crivella foi o primeiro a testar o equipamento. A partir desta semana, um milhão de máscaras de proteção também serão distribuídas aos cariocas.

Como funciona o Atomic 70?

A substância fica de três a cinco horas na pessoa. Com formato de um túnel, sua estrutura tem um sensor de presença que ativa os borrifadores para liberar o produto, que é inofensivo aos olhos, pele e cabelos. Esse produto é usado, inclusive, para fazer desinfecção em centros cirúrgicos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.