Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Rio está entre os lugares mais quentes do mundo

Jacarepaguá registrou segunda maior sensação térmica do planeta. Média dos nove primeiros dias do mês no Rio foi de 39,7°C

Com o calor que não dá trégua para os cariocas, o Rio já está entre os lugares mais quentes do mundo e registrou nesta quarta-feira (10) a segunda maior sensação térmica do planeta.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, às 13h foi registrada uma das maiores sensações térmicas do planeta: 43,9 graus. Perdeu apenas para Ada, em Gana, no continente africano.

O bairro de Jacarepaguá ficou em segundo lugar entre as mais de 3,2 mil estações de medição ligadas à organização meteorológica mundial.

O deserto do Saara também não foi páreo. A sensação térmica mais quente no verão do deserto hoje foi de 40 graus. Nem os camelos estão sofrendo tanto quanto os cariocas.

A chuva da noite de terça não trouxe refresco. E nunca fevereiro teve um início de mês tão quente na história das medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em cem anos. A média dos nove primeiros dias do mês foi de 39,7°C.

Cresce número de atendimentos

As altas temperaturas fazem mal à saúde. No Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul do Rio, em janeiro o número de atendimentos foi 10% maior do que no mesmo período de 2009. Segundo os médicos, os chamados "males do verão" podem ter feito o atendimento aumentar.

"O ideal é que as pessoas pudessem beber líquidos de hora em hora, um copo de água ou suco e outras bebidas isotônicas. São as recomendações mais importantes", disse o médico Alexandre Pedrosa, chefe da emergência.

Algumas pessoas sentem cansaço, câimbras, dor de cabeça, um mal estar generalizado. A cobradora de ônibus Margareth da Silva sequer aguentou trabalhar hoje: "Uma tonteira, uma coisa estranha", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.