Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Qualidade de vida

Rir é gostoso e necessário

O riso é mais importante do que se imagina: faz bem à cabeça e ao corpo. Mas, se está difícil de sorrir, veja o que os especialistas recomendam

Quem já não ouviu aquele velho ditado: rir é o melhor remédio? Estudos em diversas áreas do conhecimento têm sido feitos para demonstrar os benefícios do riso, seja na saúde física ou mental. Embora a terapia do riso seja bastante usada em clínicas e hospitais para o tratamento de doenças, o riso comum, aquele que se dá espontaneamente ao longo do dia, é um grande aliado do bem-estar pessoal e funciona para aliviar o estresse e a tensão diários.

Os psicólogos explicam que manter um balanço entre a tristeza e a alegria é fundamental para uma mente saudável e equilibrada, e exagerar tanto em um quanto em outro não é recomendável. A professora de Anatomia da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), Walquíria Garcia Zonta, diz que a risada mexe diretamente com partes do cérebro que produzem substâncias químicas responsáveis pela sensação de alegria, como a endorfina e a serotonina, as mesmas que são liberadas quando se pratica esporte.

Ela diz que no momento da risada muitas partes do organismo são movimentadas, o que acaba ajudando em outras funções orgânicas, como a respiração, a circulação e até a excreção, seja de urina ou fezes. "O riso pode ser usado até como tratamento para intestino preguiçoso. Quando rimos, mexemos o diafragma. Com a sua contração, as vísceras também se movimentam, o que ativa o funcionamento de várias partes do corpo", explica.

Além da parte física, a psicológica também é bastante impactada quando se ri. Os especialistas garantem que rir melhora o relacionamento interpessoal, alivia a tensão e torna a pessoa mais receptiva. Segundo o psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Raphael Di Lascio, a risada está diretamente ligada ao humor. É a manifestação de que a pessoa está alegre e, quando se vive mais feliz, a vida fica mais leve. "Não que os problemas desapareçam, mas é uma forma de a pessoa extravasá-los e ter forças para enfrentar as dificuldades diárias."

Psicólogos e profissionais da saúde apostam nos filmes de comédia e espetáculos de circo como boa opção de relaxamento. Depois de uma semana atarefada, boas risadas no fim de semana contribuem para deixar os problemas de lado, nem que seja por alguns instantes.

A professora Walquíria acredita que as pessoas que optam sempre por filmes e assuntos sérios ou tristes acabam incorporando essa personalidade e sofrendo mais. Para ela, escolher entretenimento que proporcione risada é fundamental para uma boa saúde. "É só pensarmos em artistas que fazem grandes encenações que mexem com a tristeza com frequência. Muitos deles chegam a precisar de análise depois".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.