Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sexta-Feira Santa

Rituais da Paixão de Cristo atraem milhares de fiéis

20 mil fiéis participam hoje da Procissão do Senhor Morto, nas ruas do Centro de Curitiba

Dom Moacyr Vitti, arcebispo de Curitiba, lava os pés de fiéis na Catedral: cerimônia lembra a humildade de Jesus Cristo | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Dom Moacyr Vitti, arcebispo de Curitiba, lava os pés de fiéis na Catedral: cerimônia lembra a humildade de Jesus Cristo (Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo)

Dois eventos de celebração da Sexta-Feira Santa devem reunir hoje cerca de 40 mil pessoas em Curitiba. A Procissão do Senhor Morto co­­meça às 15h45. Aproxima­damente 20 mil fiéis sairão de quatro igrejas diferentes e devem chegar juntos por volta das 17h30 à Catedral Metropoli­tana. Lá, serão recebidos pelo arcebispo dom Moacyr Vitti. Na catedral, acontece o beijo dos fiéis na cruz e haverá o recebimento de alimentos não perecíveis para a campanha beneficente da Arquidiocese de Curitiba.

A Igreja Católica celebrou on­­tem a missa da instituição da Eucaristia. Trata-se da cerimônia que relembra a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Du­­rante a solenidade, o ato do lava-pés reconstitui a atitude de Cris­to, que lavou os pés de seus discípulos. Na Catedral Metro­politana em Curitiba, dom Moacyr Vitti presidiu a missa e lavou os pés de fiéis. "O ato de Jesus significa ajudar os irmãos que precisam do nosso serviço e apoio para viver com dignidade", disse.

Lanteri

À noite, ocorre a Encenação da Paixão de Cristo em seis bairros diferentes (veja programação abaixo). Na tradicional encenação da Pedreira Paulo Leminski são esperados 20 mil fiéis. O espetáculo Vida, Paixão e Morte de Cristo, do grupo Lanteri, conta com o trabalho de 1,2 mil pessoas, entre atores, técnicos e figurantes voluntários da comunidade. A encenação existe há 33 anos em Curitiba. Neste ano, o público poderá acompanhar a narração das cenas durante o espetáculo.

A procissão será conduzida pelo padre Reginaldo Man­­zotti, pelo padre Luiz Alber­to Kleina e pelo padre Valdirlei Augusto Chiquito.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.