• Carregando...

Cerca de 100 mil alunos da rede estadual da Grande Aracaju tiveram as aulas suspensas por tempo indeterminado devido a falhas no abastecimento de água, causadas pelo rompimento da tubulação de duas adutoras do rio São Francisco, no sábado (9).

No total, 130 escolas de quatro municípios - Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão - suspenderam as atividades. Em Aracaju, 74 escolas municipais também fecharam as portas.

O abastecimento na Grande Aracaju foi reduzido a 30% do normal, prejudicando cerca de 1 milhão de pessoas, de acordo o governo de Sergipe.

Segundo a Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe), a tubulação foi rompida após a queda de uma ponte na região de Laranjeiras. A causa está sendo apurada por uma comissão da companhia.

Nesta terça-feira (12), o governador Jackson Barreto (PMDB) decretou estado de emergência, por 180 dias, em Laranjeiras e Maruim. Em nota, o governador afirmou que a medida tem como objetivo buscar apoio e obter um “retorno ágil” do Ministério da Integração Nacional para a captação de recursos e para agilizar o andamento das obras emergenciais de nova adutora, que começaram ainda no sábado.

O fornecimento de água está sendo feito por meio de um rodízio de outros três mananciais da região: Cabrita, Ibura e Poxim que, juntas, contam com uma vazão de 1.300 litros de água por segundo. Já a adutora rompida tinha capacidade de 2.620 litros de água por segundo, segundo o governo. Unidades de saúde e hospitais estão sendo abastecidos com caminhões-pipa.

A previsão é de que as obras emergenciais sejam concluídas até esta sexta-feira (15), normalizando 80% do abastecimento. Segundo o governo, as obras definitivas serão discutidas a partir da semana que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]