Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
data

Rotary Internacional comemora 107 anos

Curitiba foi uma das cidades escolhidas para celebrar o aniversário da entidade

O ponto alto do evento é a iluminação da sede da Sociedade Garibaldi, no Setor Histórico, com os símbolos do Rotary e da campanha internacional End Polio Now, pela erradicação da poliomielite no planeta | Walter Alves/Gazeta do Povo
O ponto alto do evento é a iluminação da sede da Sociedade Garibaldi, no Setor Histórico, com os símbolos do Rotary e da campanha internacional End Polio Now, pela erradicação da poliomielite no planeta (Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo)

Curitiba foi uma das seis cidades escolhidas para a comemoração dos 107 anos do Rotary Internacional, que está sendo realizada na noite desta quinta-feira. O ponto alto do evento é a iluminação da sede da Sociedade Garibaldi, no Setor Histórico, com os símbolos do Rotary e da campanha internacional End Polio Now, pela erradicação da poliomielite no planeta. Além disso, um show com a banda Blindagem está programado para começar às 21h15.

"Esse é um evento importante para o rotariano do mundo inteiro. Hoje estamos comemorando e seis monumentos históricos do mundo foram escolhidos para essa solenidade. Curitiba foi agraciada com esse evento e, portanto, estamos comemorando aqui", comentou o governador do distrito 4730 do Rotary Internacional, Romualdo José Inckot. Além de Curitiba, o sítio arqueológico de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, e quatro outros monumentos no Japão, na Austrália e no Paquistão sediaram as comemorações.

Poliomielite

A principal campanha do Rotary atualmente é a luta pela erradicação da poliomielite, doença viral que causa paralisia e deformações no corpo. Em 1988, essa doença infectava 350 mil crianças por ano. Entretanto, desde o início da campanha End Polio Now, do Rotary em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número caiu drasticamente. Em 2011, pela primeira vez, o número de casos registrados foi inferior a mil – apenas 650.

A doença foi erradicada nas Américas, Europa e Oceania, mas ainda existem focos ativos na Nigéria, no Afeganistão e no Paquistão. Neste ano, a Índia, um dos principais focos há poucos anos, comemorou um ano sem novos registros da doença. Estima-se que, desde 1988, o Rotary arrecadou mais de R$ 1 bilhão para combater a doença.

O curador da Fundação Rotária de Rotary Internacional Antônio Hallage, destaca o esforço dos rotarianos e a colaboração dos governos de diversos países que sofriam com a doença de forma endêmica para a redução do número de casos. "Isso demonstra que os mais de R$ 1 bilhão que o Rotary investiu nessa campanha valeu a pena. Na hora que a gente conseguir erradicar essa doença, o mundo vai ter uma economia enorme. Estatisticamente, mais de 250 mil crianças deixaram de morrer por conta da doença, desde 1988", afirma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.