
Para aproximar as pessoas não apenas da extensa bibliografia deixada pelo poeta curitibano Paulo Leminski, mas também de quem ele foi como pessoa, será inaugurado, no começo de 2014, o "Roteiro Paulo Leminski". Dele farão parte sebos, bares, restaurantes, casas, a Biblioteca Pública e o cursinho onde o escritor foi professor. O projeto foi anunciado nesta quinta-feira (19) e a expectativa é que o circuito esteja pronto logo após o carnaval.
"Queremos incluir coisas que fizeram parte da vida dele. Conhecer esses lugares é conhecer espaços em que muitas de suas obras surgiram", comenta a jornalista Aurea Leminski, filha do poeta. Como parte do roteiro, que está sendo estruturado pelo Instituto Municipal de Turismo (Ctur), também está prevista a construção de uma estátua de bronze em local ainda não definido. "Será uma estátua diferente, uma que permita que as pessoas tirem foto e interajam", adianta.
Para reforçar a interatividade, há o plano de desenvolver aplicativos por meio dos quais aquele que está participando do circuito possa ouvir os poemas de Leminski em pontos específicos do trajeto.
Espaço Paulo Leminski
Outra homenagem ao artista curitibano é o Espaço Paulo Leminski, que está sendo criado na Pedreira que também leva o nome do escritor. No local, serão abrigadas ambientações e obras originais como aquelas que participaram da exposição Múltiplo Leminski, que ficou em cartaz no Museu Oscar Niemeyer. A previsão é que o local fique pronto em agosto do ano que vem.
Para Aurea, projetos como o roteiro, o espaço e a exposição estão fazendo com que as obras de Leminski renasçam de uma maneira interessante. "Acho que deixam de vê-lo como um mito e passam a se identificar com o que ele produziu. Fico feliz em ver, por exemplo, que pessoas que nunca se interessaram por poesia comecem a ler textos dele", diz.



