• Carregando...

O roubo de semáforos e hidrômetros cresceu 650% e 89,82%, respectivamente, no mês de julho em Curitiba. Entre janeiro e junho deste ano, foi registrado em média 1,6 roubo de semáforos por mês. Apenas em julho foram 12 aparelhos roubados. A média mensal de roubos de hidrômetros foi de 167 nos seis primeiros meses do ano. No último, foram 317 casos. Os números são da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) e da Sanepar. Os ataques aos semáforos ocorreram principalmente nos bairros do Água Verde e Parolin. Cada porta-focos roubado custa cerca de R$ 1,5 mil.

No último sábado, um mesmo ponto foi atacado duas vezes. Aproximadamente ao meio-dia, o Controle de Tráfego em Área (CTA), sistema que monitora em tempo real todos os 918 semáforos da cidade, detectou uma falha no aparelho localizado na Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), em frente ao supermercado Big.

A fiação havia sido roubada e, após assistência técnica, o semáforo voltou a funcionar no início da tarde. Às 20 h, mais uma notificação de problema: a fiação recém-instalada também havia sido roubada.

Com o fim do equipamento no estoque e a demora no processo de licitação dos órgãos públicos, apenas hoje o semáforo deve voltar a funcionar normalmente, de acordo com a Diretran.

Além do dano patrimonial, o roubo de semáforos também é um problema de segurança pública. "Mesmo com o controle em tempo real, os roubos podem causar um enorme transtorno aos motoristas e ao trânsito até a chegada dos agentes da Diretran. Ou, em casos como este da Avenida Comendador Franco, as conversões ficam prejudicadas e principalmente o pedestre sofre com a falta de sinalização", diz Guacira Camargo Assunção Civolani, gerente de operação de trânsito da Diretran.

Rubens Recalcatti, delegado da Delegacia de Furtos e Roubos, vê duas hipóteses para os roubos de semáforos. "Ou a pessoa faz isso como ‘hobby’, para ter um semáforo em casa ou no quarto, como enfeite, ou rouba para revender depois, por causa do alumínio, do cobre da fiação ou alguma peça. O alto número registrado neste mês indica para este último caso", afirma o delegado.

Para tentar coibir esse tipo de roubo, a Diretran pretende lacrar as caixas de passagem situadas nas calçadas ao lado dos semáforos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]