• Carregando...

A iluminação da torre de transmissão na sede da RPCTV, no bairro Mercês, em Curitiba, marca hoje a contagem regressiva para os 50 anos da primeira rede de televisão paranaense, antes chamada de Canal 12. A partir das 19h30, 15 canhões de lâmpadas LED serão os responsáveis pelo espetáculo: a torre de 98 metros de altura, que durante o dia pode ser vista de diversos pontos, agora também vai chamar a atenção ao anoitecer. "É um presente da RPC para a cidade. A intenção é fazer da torre mais um marco de Curitiba", afirma o diretor-geral da RPCTV, Luiz Vieira. O sistema permite que a torre seja iluminada em três pontos diferentes podendo, inclusive, formar as tonalidades do arco-íris. "Pretendemos mudar as cores conforme as datas comemorativas de Curitiba, sintonizando a torre com o que acontece no município", diz Vieira.

O aniversário de 49 anos da tevê, comemorado hoje, também marca a mudança do telejornal Paraná TV 2.ª edição. As emissoras do interior terão um jornalismo ainda mais voltado para a população local: dois blocos do telejornal vão informar sobre os acontecimentos da cidade e um vai noticiar o que aconteceu em todo o estado. "Queremos interagir mais com o telespectador de cada localidade", afirma o diretor de Jornalismo da RPCTV, Wilson Serra. Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Para­na­vaí, Maringá, Londrina e Curitiba terão a programação diferenciada. Para comemorar os 49 anos, hoje será celebrada uma missa na sede da RPCTV, seguida de um coquetel.

Antes chamada de Canal 12 e TV Paranaense, a RPCTV foi a primeira televisão a ir oficialmente ao ar no estado, no dia 29 de outubro de 1960. O arcebispo abençoou a inauguração e depois houve discursos do proprietário, Nagibe Chede, e de autoridades. Logo em seguida, os telespectadores tiveram contato com o primeiro seriado exibido no Paraná: Susie, Minha Secretária Fa­­vorita. Existiam cerca de 300 aparelhos na época. O advogado e jornalista Francisco Cunha Pereira comprou a emissora por volta de 1970. Além de ser pioneira na transmissão, a RPCTV trouxe o videotape para o estado e também inaugurou, no ano passado, a primeira transmissão digital no Sul do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]