• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

A Guarda Municipal de Curitiba irá montar um totem de videomonitoramento interativo na Rua São Francisco, na região do Largo da Ordem, no Centro Histórico da capital. O módulo terá quatro metros de altura e funcionará como um módulo fixo de vigilância, com dispositivos que permitem a interação das pessoas com os agentes que estarão na central de monitoramento. A expectativa é de o espaço seja implantado ainda neste mês na Praça de Bolso do Ciclista.

A rua com vocação para a boemia e para a polêmica

Leia mais.

A instalação do equipamento servirá para inibir a prática de roubos, pequenos furtos, o comércio de drogas, brigas e vandalismo que acontecem na região e representa a presença de mais um equipamento da Guarda no centro da cidade. O dispositivo será usado sem custos para o município durante seis meses, podendo prorrogar esse contrato de cessão de uso por mais seis meses. A fornecedora do totem foi a empresa Helper Tecnologia, vencedora do processo de chamamento da prefeitura para apresentação de tecnologias desse serviço e possui 25 equipamentos funcionando em outros estados brasileiros.

A central

A central de monitoramento irá gera imagens em qualidade Full HD, com ângulo de 360 graus, que serão processadas e transferidas para a central a partir de seis câmeras. Quatro são fixas, com alcance de 50 metros; uma funciona como canal de comunicação do usuário com a Guarda e a última é do tipo “speed dome”, multidirecional, que pode captar imagens em até um quilômetro de distância, inclusive à noite.

“Terá também um alto falante para que os guardas possam se comunicar com as pessoas. As pessoas poderão se dirigir ali para solicitar apoio”, comenta o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Vanderson Cubas.

Outros locais

Em Curitiba, a empresa tem um totem para a Polícia Militar na região do viaduto do Capanema. Outro material deve ser instalado na Praça da Espanha.

O totem fica com sinalização giroflex ligada 24 horas e emite mensagens sonoras com orientações sobre segurança. Quando alguém tenta danificar o equipamento, ele dispara um alarme local e aciona ao mesmo tempo a força policial para a tomada de providências.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]