
O trânsito será interrompido na região da Praça Tiradentes, no centro de Curitiba, nesta terça-feira (21). As ruas serão fechadas para as solenidades em homenagem a Tiradentes, patrono das polícias do Brasil. Está programado desfile com as tropas da Polícia Militar e Polícia Civil, hasteamento das bandeiras e pronunciamento de autoridades. Flores serão depositadas aos pés da estátua de Tiradentes.
A população poderá acompanhar o desfile, previsto para começar as 10 horas. O tráfego de veículos pelo local será bloqueado das 7 horas ao meio-dia. Ficarão parcialmente fechadas a Rua do Rosário, a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Travessa Tobias de Macedo. Equipes da Diretoria de Trânsito (Diretran) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) vão orientar os motoristas.
Entre 17h e 18h30 ficarão bloqueadas as vias internas da praça. Em função dos bloqueios o ônibus da Linha Turismo não vai parar no ponto da Praça Tiradentes entre 7h e 12h desta terça-feira. Os ônibus seguirão pela Alameda Muricy até próximo à Biblioteca Pública do Paraná, a uma quadra da Praça.
A solenidade deve contar com as presenças do governador do estado, Roberto Requião, do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira.
Desvios
O motorista que precisar passar pela região deve ficar atento aos desvios que serão montados pela Diretran. Quem segue pela Travessa Nestor de Castro não poderá virá a esquerda na Rua do Rosário. O cruzamento da Rua Cruz Machado e Alameda Muricy estará fechado.
Os condutores que estiverem na Marechal Floriano Peixoto terão que pegar a Rua Candido Lopes, antes de chegar a praça. Já quem segue pela João Garcez, em direção a Praça Generoso Marques, terá de pegar a esquerda na Tobias de Macedo.
Patrono
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é considerado mártir da independência do Brasil. A escolha dele como patrono das polícias brasileiras deu-se pelo fato de ter sido aspirante a oficial do Exército Brasileiro e pelo seu comprometimento com as questões nacionalistas da época.




