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Curitiba

Saca-rolhas gigantes foram instalados para divulgar teatro de objetos

Quatro peças foram colocadas em pontos distintos da capital paranaense. Estratégia faz parte da divulgação de evento que será realizado entre 25 e 27 de maio

"Saca-rolhas" atrai olhares curiosos | Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo
"Saca-rolhas" atrai olhares curiosos (Foto: Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Os quatro saca-rolhas gigantes que foram instalados em quatro pontos distintos de Curitiba - e que estão aguçando o imaginário das pessoas que passam por esses locais - foram instalados para divulgar o Festival Internacional do Teatro de Objetos (Fito). Promovido pelo Sesi, o evento será realizado na capital paranaense entre 25 e 27 de maio, no Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.

Segundo a produtora cultural Bina Zanette, os saca-rolhas remetem à imagem de uma bailarina. O objetivo das instalações foi justamente atrair o olhar das pessoas e fazer com que elas tentassem descobrir o real significado dos objetos "gigantes" em via pública. "A intenção era provocar a imaginação dos curitibanos, de uma forma lúdica. Com isso, chamamos a atenção para o Fito", diz Bina. A divulgação oficial do evento começa nesta terça-feira (8). A programação pode ser vista no site oficial do festival.

As instalações foram feitas com o aval da Secretaria de Municipal de Urbanismo, que expediu autorizações de uso de logradouro público. Com isso, os saca-rolhas gigantes devem permanecer em via pública até o fim do festival. As peças estão montadas no cruzamento da Rua Barão do Cerro Azul com a Travessa Nestor de Castro, na Praça Osório, na Praça Oswaldo Cruz e no Parque Barigui.

Antes de serem trazidas a Curitiba, os saca-rolhas já haviam sido apresentados em outras capitais brasileiras, onde o Fito já foi realizado. As peças são de madeira, revestidas com pinturas metálicas. Na capital paranaense, o festival vai reunir 13 companhias de sete países e vai contar com apresentações gratuitas e show do cantor e compositor Tom Zé.

Peças chamaram a atenção dos curitibanos

A estratégia de divulgação do Fito parece ter surtido efeito. Pela manhã, os curitibanos não passaram indiferentes pelas peças gigantes. Tomados pela curiosidade, muitos tentaram descobrir o motivo pelo qual os saca-rolhas foram colocados nas ruas. "É para fazer propaganda de alguma empresa", opinou a dona de casa Zilda Bineo, 77 anos. Este também foi o palpite da dona de casa Izanete Bruno, 56 anos, e do advogado André Almeida, de 40 anos.

Houve quem "brincou" com a presença dos objetos inusitados e optou pelo humor para achar uma resposta ao mistério. "Estão querendo extrair alguma coisa. Deve ser petróleo", divertiu-se, o designer Guilherme Terra, de 20 anos. Na opinião do eletricista Pedro Germano da Silva, 50, a exposição dos saca-rolhas é uma maneira de incentivar as pessoas a beber vinho. "Ainda mais agora que o inverno está chegando. Vinho no inverno é muito bom", disse.

O artista Zilton Máximo da Silva criticou a prática. "No lugar de desestimular o consumo de bebida alcoólica, estão ‘ajeitando’ para o povo beber mais cachaça", esbravejou. Já o digitador Rodrigo Doneda, 33 anos, ficou procurando uma possível placa que explicasse o objetivo da exposição dos saca-rolhas gigantes. "É para pescar as ideias das pessoas, estimular a imaginação. Acho que vai chegar uma garrafa de vinho gigante para distribuir aos curitibanos", brinca.

Para a produtora cultural do Fito, Bina Zanetti, as opiniões das pessoas são a prova de que as instalações surtiram efeito e que a divulgação do festival atingiu seu objetivo. "Foi bem divertido saber das opiniões das pessoas, o que povoa o imaginário delas", disse, entre risos.

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