Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mais Médicos

Salário de médicos cubanos será igual ao pago a eles em Cuba

Além dos vencimentos integrais pagos no país de origem, profissionais receberão um bônus por participar de missões externas

Alexandre Padilha fala aos médicos estrangeiros que passarão por treinamento para atuar no Brasil | Agência Brasil/Elza Fiuza
Alexandre Padilha fala aos médicos estrangeiros que passarão por treinamento para atuar no Brasil (Foto: Agência Brasil/Elza Fiuza)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esclareceu nesta segunda-feira (26) que os médicos cubanos que vão atuar no Brasil continuarão recebendo o salário integral que ganham em seu país de origem, além de um bônus por participar de missões externas. Mais cedo, a vice-ministra de Saúde de Cuba, Marcia Cobas, disse que os profissionais do país recebem 100% de seus salários. Isso se refere, segundo Padilha, ao valor repassado pelo governo cubano, e não ao valor integral do Programa Mais Médicos, de R$ 10 mil.

Perguntado se o salário dos profissionais cubanos é compatível com o custo de vida no Brasil, Padilha disse "não sei". O ministro lembrou, ainda, que é compromisso dos municípios garantir moradia e alimentação para esses profissionais. "O Ministério da Saúde acompanhará isso de perto, para que profissionais tenham tranquilidade para atender bem a população" disse.

"Ela Marcia Cobas falou sobre as regras que o governo de cuba tem com 58 países, onde atendem situação parecida com a nossa. Eles mantêm vínculo permanente. Os outros médicos estrangeiros que vêm ao Brasil não têm emprego garantido no país de onde vieram. Quando acabar o período, eles não têm emprego garantido" explicou o ministro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.