Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Santa Casa de Irati pode se tornar referência em amamentação

A Santa Casa de Irati, na região Central do Paraná, pode receber, em fevereiro, o título de Hospital Amigo da Criança, que torna o estabelecimento referência para todo o Estado em procedimentos para o aleitamento materno. Caso passe na avaliação do Ministério da Saúde, o local se tornará o primeiro da região a receber a certificação, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Na Santa Casa, a maternidade é chamada de Alojamento Conjunto, um espaço onde é priorizado o contato da mãe com o bebê. "Primeira coisa: leite materno exclusivo até o sexto mês", explica um dos médicos às mães que acabam de dar à luz.

Simone do Amaral, que acaba de ter o primeiro filho, contou ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, que se sente confortável no local. "No começo eu estava com medo, mas correu tudo bem", disse.

Patrícia Cardoso, mãe da recém-nascida Luana, está na Santa Casa pela segunda vez. Ela teve a primeira filha há cinco anos, no mesmo local, e conta que o atendimento mudou de lá para cá. "Melhorou bastante. Eles ajudam mais agora com a amamentação", contou.

Segundo a enfermeira Genilse Holtman, o trabalho de orientação às gestantes é considerado fundamental na instituição. "Priorizamos, em primeiro lugar, a amamentação, mas também o parto normal, para redução no risco de infecções da mãe e do bebê", disse a enfermeira ao Bom Dia Paraná.

O administrador do hospital, Claudemir Andrighi, se mostra ansioso com a possibilidade de receber a certificação. "Tão logo a gente consiga o título de Hospital Amigo da Criança, teremos uma verba do Ministério da Saúde que vai incrementar nosso alojamento conjunto", disse. "Lembramos, no entanto, que o nosso maior objetivo é sempre prestar o melhor atendimento para a gestante e para o bebê", afirmou Andrighi ao Bom Dia Paraná.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.