Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte

São José dos Pinhais entrega 2,5 km de ciclovia

Vias exclusivas para ciclistas passam pelo Parque do Rio Ressaca. Quando ficar pronto, trecho terá ao todo seis quilômetros

Ciclovia passa ao lado do Rio Ressaca: mobilidade | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Ciclovia passa ao lado do Rio Ressaca: mobilidade (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Uma ciclovia com dois quilômetros e meio foi inaugurada neste mês no Parque Linear do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais (Grande Curitiba). A previsão é de que até o início do próximo ano outros quatro quilômetros previstos sejam concluídos e completem a obra. "A ideia é que essa ciclovia se integre a outras que estão sendo projetadas em toda a cidade", explica Fabiana Wutrich, arquiteta da Secretaria de Urbanismo do município, citando que, futuramente, a faixa exclusiva para bicicletas será interligada ao Parque de São José dos Pinhais por meio de trincheiras para pedestres e ciclistas nas avenidas Rocha Pombo e das Américas.

As trincheiras serão feitas com investimentos do PAC da Copa do Mundo, além de todo o corredor rodoviário que dá acesso ao Aeroporto Afonso Pena, que também está passando por modificações. Esses projetos são de responsabilidade do governo federal, juntamente com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

A prefeitura informa que o planejamento cicloviário para a região central de São José dos Pinhais prevê, no total, aproximadamente 14 quilômetros de ciclovias, atendendo um desejo antigo da população. "Existe uma tendência de usar a bicicleta como meio de transporte no município. Apesar de estar perto da capital, temos características de cidade do interior, o que aumenta a preferência por esse modal", diz Débora Follador, também arquiteta da Secretaria de Urbanismo.

O projeto de São José dos Pinhais é uma exceção na região metropolitana. São poucas as cidades que têm ciclovias ou estão com planejamentos em andamento. De acordo com Antonio Miranda, especialista em projetos cicloviários, a baixa adesão à construção de vias para bicicletas é mais uma questão cultural do que financeira. "Recursos há, basta boa vontade", diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.