Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Incentivo

São Paulo faz campanha por doação de sangue antes dos feriados

O objetivo é aumentar o fluxo de doações espontâneas e, assim, garantir os estoques nos hospitais

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pede para os paulistas doarem sangue antes dos feriados prolongados do mês de novembro, nos dias 2 e 15. O objetivo é aumentar o fluxo de doações espontâneas e, assim, garantir os estoques nos hospitais.

Somente a Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de mais de cem hospitais da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo, já sofreu uma queda de 25% das doações no último mês.Apesar de não haver desabastecimento, a instituição enfrenta situação de alerta com relação às bolsas de sangue dos tipos A negativo e B positivo e condição crítica dos tipos A positivo, O negativo e O positivo.

O estado de São Paulo tem cerca de cem postos de coleta de sangue; 40 deles estão na capital paulista. Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Caso a pessoa estiver com gripe ou resfriado, ela não deve doar temporariamente, aguardando uma semana após a total recuperação para que esteja apto.

No site Doe Sangue estão disponíveis os endereços de postos de coleta de sangue no estado de São Paulo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.