Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
aedes

Saúde do Paraná descarta casos de microcefalia associados ao zika confirmados pelo governo federal

Segundo boletim do Ministério da Saúde, estado teria quatro casos confirmados de microcefalia, mas, conforme a Sesa, casos dizem respeito a “outras situações”

 | Antônio More/Gazeta do Povo
(Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nota nesta quinta-feira (05) negando a existência de casos de microcefalia associados à infecção congênita por zika vírus no Paraná. A informação de que o estado havia quatro casos confirmados da condição veio do Ministério da Saúde, que divulgou boletim sobre o tema na quarta-feira (04).

Conforme a Sesa, “os registros dizem respeito a outras situações”: dois casos de bebês que nasceram com alterações neurológicas devido à infecção congênita por toxoplasmose e dois casos de aborto espontâneo associado ao zika vírus.

Os abortos associados ao zika já haviam sido registrados pelo Ministério da Saúde em abril como casos de microcefalia e, à época, a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, Cleide Oliveira, disse que a confirmação dos casos se dava porque, sem o nascimento dos bebês, era impossível determinar se eles teriam ou não a má-formação.

Apesar da retificação quanto aos casos confirmados, a secretaria confirmou que o Paraná tem cinco casos em investigação e que outros 24 casos suspeitos foram descartados.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.