Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
inovação

Saúde quer parcerias para transferência de tecnologia para o SUS

O Ministério da Saúde divulgou ontem uma lista com 11 medicamentos e dez equipamentos considerados prioritários para o Sistema Único de Saúde. A divulgação desses 21 produtos, todos importados, tem por objetivo transferir para a indústria nacional a tecnologia de produção desses itens. Estão incluídos medicamentos para o tratamento de alzheimer e artrite e produtos para deficiências cardiológicas, oftalmológicas e auditivas. As informações são da Agência Brasil.

Os laboratórios nacionais, públicos e privados, têm de 1.º de janeiro a 30 de abril de 2015 para apresentar propostas para produzir esses itens em regime de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). De acordo com o Ministério da Saúde, os 21 produtos movimentam R$ 1,3 bilhão por ano.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a possibilidade de transferência de tecnologia para laboratórios brasileiros será sentida pela população, com mais oferta desses produtos. "Produzir essa tecnologia no Brasil, mas a custo mais barato, significa mais acesso, mais oferta de serviços à população", salientou.

Chioro explicou, ainda, que cada medicamento tem prazo para que a tecnologia seja transferida, algo que pode levar uma década. Ele salientou, no entanto, que os prazos serão levados em consideração para consolidação de parceria.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.