Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
clima

Seca provoca as primeiras queimadas em Minas Gerais

Parque Estadual da Serra do Rola Moça já registrou sete focos de incêndio. Segundo administração, fogo muitas vezes começa fora da área protegida

O período de seca já começa a dar os primeiros sinais em Minas Gerais. Neste mês, quase 100 focos de queimadas foram registrados no estado, segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é monitorado por câmeras. A qualquer indício de perigo, equipes são acionadas. O parque registrou sete focos de incêndio neste ano, mas segundo a administração, nenhum deles teve início dentro da área protegida.

Moradores que vivem nos arredores ateiam fogo à vegetação dos terrenos para limpar os lotes e queimar o lixo. Muitas vezes, as chamas invadem o parque. Segundo o IEF, foram registrados quase 9 mil focos de incêndio no estado no ano passado.

A partir de junho, com a seca, autoridades ambientais afirmam que vão redobrar a atenção.

Colocar fogo em áreas de reserva é crime ambiental. A pena varia de um a três anos de prisão e multa que pode chegar a R$ 5 mil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.