• Carregando...

Atualizado em 19/06/2006 às 17h05

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) começou a investigar nesta segunda-feira (19) os casos de meningite registrados em uma escola de Castro, região dos Campos Gerais, e que vitimaram dois estudantes nos últimos dias. Por conta das mortes, as aulas no colégio foram suspensas por dois dias.

Na semana passada, segundo reportagem do Paraná TV, uma menina de 15 anos passou mal, com sintomas de meningite, e morreu três horas depois de começar a ter dores de cabeça. Um menino de 14 anos foi levado para o hospital e morreu 24 horas depois de ser atendido. Os dois adolescentes estudavam na mesma escola.

De acordo com Miriam Vóis, do Centro de Doenças Imunopreviníveis (CIDS) da Sesa, a possibilidade de contato entre os jovens em festas, reuniões ou outros eventos poderia explicação o rápido contágio. Em entrevista à rádio CBN, Miriam afirmou que a meningite meningocócica do tipo B, a mesma encontrada nos jovens, é a mais grave. "Só em Castro já são oito casos deste o começo do ano. Destes, três são do tipo B", completa.

Durante todo o dia, o colégio passou por uma limpeza geral e desinfecção. Os alunos, professores e funcionários que tiveram contato com os estudantes que morreram foram medicados.

Números

No Paraná já são 71 casos em 2006. Em 12 deles as pessoas acabaram morrendo, número que corresponde a 16% do total. "Está tudo dentro do normal. Anualmente registramos 200 casos, principalmente nesta época do ano", assegura Miriam. Porém, os números registrados em Castro são os que mais preocupam a Sesa.

Doença

A meningite meningocócica é uma doença causada por bactérias e que atinge pessoas de todas as idades, principalmente crianças. Como forma de prevenção, é necessária a atenção para sintomas como forte dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca e febre. Quanto antes a ajuda médica for procurada em casos de meningite, maior a chance de cura e recuperação.

Confira o pedido de explicações feito pelos pais de alunos da escola na matéria em vídeo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]