• Carregando...

Uma operação realizada pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) prendeu, nesta quinta-feira (13), um homem acusado de maltratar animais na Zona Oeste do Rio. De acordo com a secretária, Rogério Araújo do Rocha, de 50 anos, era proprietário de 50 cabras e 19 cavalos que pastavam em área de preservação do Parque Estadual da Pedra Branca. De acordo com a secretaria, que realizou a operação em parceria com a Polícia Militar Ambiental, Inea e a Defesa Agropecuária do Estado, os animais estavam debilitados, com ferimentos, subnutridos e em local insalubre, com muito lixo e sacolões com sobras de frutas e verduras que serviam de alimento.

O dono dos animais foi detido em flagrante pelos policias militares na área de curral, próxima ao parque, e encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Ele vai responder pelo crime de maus tratos a animais. A multa pode chegar a R$ 30 mil. Segundo a secretária, ele já havia descumprido outras três notificações do Inea. Rogério Araújo do Rocha também é acusado de desmatar a área de preservação ambiental.

“Esses proprietários promovem queimadas para a pastagem de seus animais, o que configura crime ambiental. Só na semana passada, foram consumidos cerca de quatro hectares de área reflorestada, o equivalente a três mil mudas de espécies da Mata Atlântica, na face norte do maciço da Pedra Branca, na Serra de Bangu”, afirmou, em nota, o coordenador da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), coronel José Maurício Padrone.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]