• Carregando...
 |
| Foto:

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, terá sua segunda etapa no sábado (25). Devem ser imunizadas 920 mil crianças menores de cinco anos de idade no Paraná. As vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde do estado.

O objetivo da campanha é alcançar índices superiores a 95%, de acordo com o Ministério da Saúde. Para isso serão distribuídas 1,5 milhão de doses a mais de oito mil postos de saúde. A segunda dose é um complemento da que as crianças tomaram em junho. Mesmo aquelas que não foram vacinadas na primeira etapa devem tomar as gotinhas no sábado.

A vacinação já começou em algumas cidades do interior do estado. Para atingir a meta, agentes de saúde estão percorrendo as zonas rurais dos municípios levando as gotinhas para aqueles que moram longe e não podem ir até a cidade. Para chegar na comunidade de Rio do Tigre, em Laranjeiras do Sul, no Centro-Oeste, eles percorreram trinta quilômetros de estrada de chão. Os moradores também enfrentaram longas distancias a pé e a cavalo para vacinar os filhos.

Desde 1986, segundo informações do site oficial do governo do estado, não há registros de casos da doença no Paraná. Na primeira etapa da campanha, em junho deste ano, o Paraná vacinou 91,8% das crianças com menos de cinco anos, isto é, 845.606.

A doença

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, caracterizada pela paralisia flácida, acompanhada de febre. Ataca os membros inferiores e faz com que a criança perca a sensibilidade e os reflexos no membro atingido. A doença se propaga principalmente por contato direto entre pessoas.

Os principais fatores que favorecem a transmissão são más condições habitacionais, higiene pessoal precária e grande densidade populacional. A poliomielite ainda não está erradicada no mundo. Na Europa, Austrália, América do Norte e a América do Sul a doença já está erradicada, mas ainda há focos ativos na África e Ásia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]