• Carregando...
Casal de europeus no aeroporto de Curitiba | Divulgação/Polícia Federal
Casal de europeus no aeroporto de Curitiba| Foto: Divulgação/Polícia Federal
  • Casal é recebido por outras pessoas, que também foram detidas

Seis pessoas foram presas nesta quinta-feira (24) em Curitiba, suspeitas de envolvimento com o tráfico internacional de drogas. Quatro dos detidos são curitibanos e outros dois são europeus, um homem da Ilha de Malta e uma mulher da Romênia. A operação desencadeada pela Polícia Federal (PF) também resultou na apreensão de 5 quilos de cocaína. A PF afirmou que recebeu informações da agência norte-americana de repressão ao tráfico internacional de drogas - Drug Enforcement Administration (DEA) – de que havia um esquema de tráfico de drogas na Europa que teria início no Brasil. As investigações foram iniciadas há três meses e apontaram que um dos curitibanos enviava cocaína da capital paranaense para a Ilha de Malta.

O homem comprava a cocaína na cidade, embalava a droga e enviava para o destino. Para passar pela fiscalização, o traficante escondia a cocaína dentro de equipamentos elétricos, como aparelhos de ar-condicionado. A PF descobriu também que integrantes da quadrilha viajavam da Europa para Curitiba para reuniões com traficantes da capital paranaense.

Dois encontros foram interceptados em maio. Na ocasião, um integrante do grupo foi preso em flagrante com 400 micropontos de LSD. Já no início do mês, outras duas pessaos, envolvidas no esquema, foram presas com 13 kg de cocaína.

A Ilha de Malta é um dos arquipélagos que compõem a República de Malta, que se localiza no Mar Mediterrâneo, na Europa. Por isso, a operação foi denominada como "Malta".

Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz da 2ª Vara Federal Criminal, com sede em Curitiba. A Justiça também autorizou buscas e apreensões em 13 residências e empresas, para o recolhimento de documentos e também de drogas.

Outra apreensões

Também nesta quinta-feira, quase 49 quilos de crack e 89 de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Irati, na região dos Campos Gerais. A droga estava escondida em um caminhão com placas de Itajaí, Santa Catarina.

Já na terça-feira (22) cinco pessoas foram presas em Curitiba durante ações de combate ao tráfico de drogas realizadas pelo serviço reservado da Polícia Militar (PM). A polícia apreendeu quase 42 quilos de crack e cocaína, além de um revólver calibre 38 e três veículos, um deles o caminhão usado para transportar a droga.

Em Arapongas, no Norte do estado, duas pessoas foram detidas e um adolescente apreendido na terça-feira, com 80 quilos de maconha. O veículo deles foi abordado na PR-044 e a droga estava escondida nas laterais, painel e porta-malas do carro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]