Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
previdência social

Sem servidores, novas agências do INSS não abrem

Das 38 unidades previstas para o Paraná, apenas quatro estão funcionando. Para governo, obras prontas ainda estão em fase de conclusão

A construção da unidade do INSS em Cambará, no Norte Pioneiro, foi concluída em 2009, mas continua fechada e sem atendimento ao público | Marco Martins/Gazeta do Povo
A construção da unidade do INSS em Cambará, no Norte Pioneiro, foi concluída em 2009, mas continua fechada e sem atendimento ao público (Foto: Marco Martins/Gazeta do Povo)
Confira qual a situação das agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS |

1 de 1

Confira qual a situação das agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS

Criado em 2008 para ampliar e agilizar o trabalho feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Plano de Expansão da Rede de Atendimento ainda segue a passos lentos no Paraná. Em quase três anos, apenas quatro das 38 novas agências previstas para o estado estão em funcionamento – Campina Grande do Sul, Lapa, Pinhais e Paiçandu. Em outras sete cidades, as instalações físicas já estão prontas, mas permanecem fechadas por falta de funcionários e equipamentos.É o caso da agência de Astorga, no Noroeste. As obras foram concluídas no final do ano passado, no entanto, o local que poderia atender cerca de 6,5 mil beneficiários por mês ainda não foi inaugurado. A situação é mais crítica no Norte Pioneiro. As unidades de Andirá, Arapoti e Cambará aguardam a inauguração desde o final de 2009. Enquanto isso não ocorre, cada uma das outras três agências da região absorve uma demanda mensal de quase 4 mil pessoas.

O prejuízo também recai para moradores de outras cidades, como Wenceslau Brás – a 35 quilômetros de Arapoti –, onde muitos beneficiários da Previdência Social precisam se deslocar quase 60 quilômetros até a agência mais próxima, em Jaguariaíva ou Ibaiti.

Essa é a rotina da trabalhadora rural Anália Ferreira Nogueira, 60 anos, que há cinco anos enfrenta uma viagem de ônibus de mais de duas horas para tentar receber o seu benefício. "Não sei se a minha aposentadoria já teria saído se tivesse uma agência mais próxima, mas, ao menos, teria economizado dinheiro e tempo sem correr riscos", avalia.

De acordo com a gerência executiva do INSS em Londrina, cada uma das novas agências do Norte Pioneiro custou cerca de R$ 900 mil. Para o prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto (PMDB), a agência fechada representa prejuízo para a cidade. O político disse que já esteve em Brasília pedindo uma solução para o problema, mas até agora não houve resposta. "Estou apelando para os deputados federais da base do governo. Não é possível que uma obra que custou tanto dinheiro esteja pronta, mas parada", critica Haggi Neto.

Fase de conclusão

O INSS também conta com novas agências construídas em Manda­guari (no Noroeste), Imbituva e Prudentópolis (no Centro-Sul). No entanto, o instituto não considera que as novas agências estejam prontas, mas em fase de conclusão. Uma nota encaminhada pela assessoria de imprensa do instituto informa que a construção não é a última etapa do processo para criar uma nova unidade.

O INSS ressalta que após as obras, ainda é feita a instalação dos sistemas operacionais, a montagem da equipe de servidores e o cumprimento de trâmite administrativo para a inclusão da unidade na estrutura organizacional do instituto. "São etapas indispensáveis para abertura das agências e que demandam tempo. Não realizamos inaugurações somente da obra, mas da agência pronta para o atendimento", diz a nota.

Com relação à demora para a contratação de funcionários, a Superintendência da Regional Sul do INSS, com sede em Florianópolis (SC), informou que isso ocorreu por causa do corte de R$ 50 bilhões no orçamento da União, anunciado no início deste ano. A medida teria impedido a realização de concursos públicos para preencher as vagas criadas com o Plano de Expansão. Entretanto, há unidades prontas e sem funcionários desde 2009. Para o funcionamento de cada unidade são necessários pelo menos três servidores administrativos e um médico perito.

A assessoria do INSS em Brasília informou que existe um pedido de autorização de vagas no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Essas vagas serão destinadas à realização de um novo concurso público para o instituto. Ainda não há uma previsão com relação à localidade e à quantidade dos cargos que serão oferecidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.