Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Greve do Ibama

Servidores desistem de fechar Parque Iguaçu

Grevistas realizam manifestação em Curitiba e prometem barrar exportações pelo Porto de Paranaguá

A visitação ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, está normal nesta segunda-feira (4). Os servidores paranaenses do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciaram, na sexta-feira (1), que o parque seria fechado como forma de intensificar a greve iniciada em 7 de maio.

Os grevistas desistiram de interromper o acesso às Cataratas devido ao feriado de quinta-feira (7). Segundo o movimento, o ato prejudicaria as agências de turismo que já haviam vendido pacotes com visitação ao parque. Pelos menos duas mil pessoas visitam diariamente as Cataratas durante esta época do ano.

Os funcionários, porém, afirmam que não vão mais emitir autorização para exportação de madeira pelo Porto de Paranaguá. São analisados 60 pedidos para exportação todos os dias, segundo os grevistas. A decisão vale a partir desta terça-feira (5) e não tem data para terminar.

Os servidores do Ibama em todo país pedem a revogação da Medida Provisória 366/07, que estabelece a divisão do órgão e a criação do Instituto Chico Mendes para responder pelas 288 unidades de conservação ambiental do país.

A categoria está dando prioridade às atividades internas e atendendo somente casos emergenciais. Atualmente, há 150 servidores do Ibama no estado, distribuídos em 11 cidades: Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Paranavaí, Loanda, Francisco Beltrão, Guaraqueçaba e Ponta Grossa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.