• Carregando...

Cerca de 60 servidores públicos municipais varreram a calçada em frente à Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico da capital, por aproximadamente uma hora, na tarde desta quarta-feira (28), após terem sido desalojados pela manhã da frente do Executivo, por ordem da Justiça. A ação foi promovida pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) e faz parte da mobilização de greve dos servidores da saúde pela exclusão de um grupo de 1,2 mil funcionários da redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais na secretaria de Saúde.

Com vassouras em mãos, o grupo pretendia "limpar" a prefeitura como forma de protesto contra a diferenciação de trabalho para os servidores. Os manifestantes também reivindicavam uma reunião com o prefeito Luciano Ducci (PSB). Dois policiais militares acompanharam a manifestação.

Inicialmente, estava programada para a tarde desta quarta a lavagem da rampa de acesso ao prédio da prefeitura. Mas, devido à liminar que determina a desocupação do local, os funcionários estavam proibidos de ficar parados no local. Por isso, a direção do Sismuc resolveu substituir a lavagem pela varrição, já que, neste caso, os manifestantes poderiam se movimentar.

Um carro de som do sindicato também permaneceu dando voltas na quadra em torno da prefeitura enquanto durou o protesto, uma vez que a decisão judicial proibia a permanência dele em frente ao prédio do Executivo.

Desocupação

Aproximadamente 40 servidores da saúde da prefeitura de Curitiba deixaram a frente do órgão na manhã desta quarta-feira (28). O grupo estava acampado no Centro Cívico desde 20 de dezembro, segundo o Sismuc. A saída foi determinada pela Justiça depois da prefeitura conseguir uma liminar na sexta-feira (23) para que os servidores saíssem do local.

A procuradora-geral do município, Claudine Bettes, afirmou que os servidores foram notificados na sexta-feira (23) sobre a liminar e que desde então estavam descumprindo a ordem judicial. "O Judiciário determinou que a Polícia Militar acompanhasse o oficial de justiça nesta manhã por causa do descumprimento da liminar", disse Bettes.

De acordo com o Sismuc, o grupo estava em frente à prefeitura há oito dias e foi notificado da decisão judicial por volta das 7h25 desta quarta-feira.

Os manifestantes deixaram o Centro Cívico por volta das 7h30 e seguiram para a Praça Santos Andrade, no Centro da capital, de acordo com a diretora de assuntos jurídicos do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc). Os servidores da saúde estavam reunidos na praça e decidiam quais serão os próximos atos.

A reintegração de posse foi cumprida por policiais militares nesta manhã. O Sismuc e a asssessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba informaram que a saída dos servidores foi pacífica e não houve incidentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]