Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Shopping fecha parte de rua em Curitiba

Trecho da Rua Flávio Dallegrave, em frente ao PolloShop, vai virar estacionamento pago. Moradores da região reclamam

Grades isolam parte da Rua Flávio Dallegrave, no Alto da XV | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Grades isolam parte da Rua Flávio Dallegrave, no Alto da XV (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A transformação de um trecho da Rua Flávio Dallegrave – no Alto da XV, em Curitiba – em estacionamento particular está gerando polêmica entre os moradores. Conforme a administração do PolloShop, responsável pelo fechamento de parte da rua, o trecho pertence aos donos do empreendimento.

INFOGRÁFICO: Confira qual o trecho fechado pelo shopping

A prefeitura confirma a informação e diz que na última renovação de alvará a mudança foi autorizada, desde que houvesse contrapartidas no entorno. O problema é que os moradores da região não foram informados das mudanças e acabaram surpreendidos com a instalação de grades e cancelas nas esquinas das ruas Dias da Rocha Filho e Professor Brandão.

Por meio de nota, a prefeitura informou que as áreas em frente aos trilhos na região do shopping são particulares e que não há irregularidade no fechamento do local. "A liberação de passagem anterior foi opção do proprietário, que inclusive bancou a sinalização de trânsito no local", diz a nota. Para fechar a rua agora, o shopping se comprometeu a fazer melhorias em alguns pontos das calçadas da região.

Além da colocação de cancelas para restringir a entrada e saída de veículos, também foram instaladas grades cercando todo o terreno, ao lado da calçada. O PolloShop afirma que o estacionamento será cobrado, mas não há previsão de valores e de quando a cobrança vai começar .

Moradores da região consultados pela Gazeta do Povo não se opõem totalmente ao projeto. A reclamação maior é pela falta de comunicação das ações. O advogado Fabrício Magalhães mora no bairro há 43 anos e estranhou o fechamento da rua. "Como tinha nome de rua, inclusive com sinalização, achei que era público. Se era privado, por que não fecharam antes?", questiona.

Outro morador da região, o advogado Rodrigo Arruda Sanchez, também questiona a mudança. Para ele, a alteração chamou mais a atenção dos vizinhos por causa das discussões sobre a criação de um binário no bairro, nas ruas Camões e Padre Germano Mayer. Na avaliação de Sanchez, o fechamento do trecho não chega a atrapalhar o fluxo de veículos na região.

O que mudou

Com a criação da faixa exclusiva de ônibus na Rua XV de Novembro, vagas de estacionamento da via foram eliminadas. Para suprir essa falta, a opção foi de criar vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR) em ruas transversais da XV de Novembro na região. Essas mudanças teriam prejudicado o shopping, tornando seu estacionamento mais concorrido. A decisão, nesse caso, foi a de garantir que apenas clientes parem os carros no loca, mediante cobrança pelas vagas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.