A frente fria que atingiu o Paraná, causando fortes chuvas no fim de semana, já se encontra na região Sudeste do país. A tempestade foi provocada, segundo Marcelo Brauer, meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, pelo encontro da frente fria com uma massa de ar quente. "Este é um típico fenônemo desta época do ano. Na primavera e no verão sempre há registros de chuvas fortes, com ventos e raios no final da tarde e à noite".
Durante a tempestade deste domingo (19), foram registrados ventos de 50 a 70 km/h . No interior, a intensidade foi ainda maior. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o vento atingiu 76km/h. Em Curitiba e no Litoral, o Simepar, ainda segundo Brauer, registrou 43mm de chuva no domingo - quantidade normal para uma tempestade de verão.
Os riscos de novos temporais continuam. "De agora até o final do verão (março) vão ocorrer outras tempestades com chuva forte, ventos, raios e até granizo" diz o meteorologista.
Nesta terça-feira (21), o tempo deve permanecer nublado na faixa leste do Paraná. Em Curitiba, no Litoral e nos Campos Gerais a previsão é de chuvas leves à tarde. A temperatura na capital deve variar entre 13°C e 21°C.
Nas demais regiões, o Sol predomina com mais força, e à tarde, as temperaturas voltam a ficar elevadas. Em Foz do Iguaçu, Oeste do estado, a máxima será de 31°C e a miníma de 21°C. Em Maringá, no Noroeste, os termômetros registram máxima de 32°C e mímina de 21°C.
Na quarta-feira o tempo deve permanecer estável, com céu parcialmente nublado, em todo Paraná. Podem ocorrer pancadas de chuva apenas no Litoral.
Leia também:
Defesa Civil alerta para temporais no Rio, em São Paulo e em Minas



