Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
trânsito

Sinal de alerta para os idosos

Campanha que será lançada no segundo semestre em Curitiba pretende diminuir acidentes com pedestres da terceira idade

Em 2012, 25% dos pedestres internados vítimas de atropelamento em Curitiba eram idosos | Brunno Covello/ Gazeta do Povo
Em 2012, 25% dos pedestres internados vítimas de atropelamento em Curitiba eram idosos (Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo)

O número cada vez maior de idosos envolvidos em acidentes de trânsito em Curitiba fará com que a prefeitura lance, no início do segundo semestre, uma campanha educativa voltada aos motoristas. Segundo dados do ano passado do banco de dados do Sistema Único de Saúde (DataSus), do Ministério da Saúde, a cada quatro pedestres internados devido a atropelamentos na capital, um tinha mais de 60 anos.

As estatísticas de internações pelo SUS mostram ainda que houve um aumento de 44% no número de idosos que foram atropelados e tiveram de ser hospitalizados em Curitiba entre 2011 e 2012 – ano passado, dos 68 idosos internados devido a acidentes de trânsito, 32 foram atingidos na rua por veí­­culos. Como os dados levam em conta somente os casos de internações via SUS e não contemplam as mortes ocorridas no local do acidente, é provável que os números estejam subestimados.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) afirma que já começou a contatar instituições e ONGs que atuam com idosos para agendar palestras e seminários, com o objetivo de alertar sobre os riscos nas ruas. Uma parceria com a UFPR também deve ser concretizada para desenvolver pesquisas de comportamento e percepção de riscos no trânsito.

A previsão é que, a partir de julho, a campanha ganhe as ruas e os motoristas passem a ser orientados e cobrados a respeitar mais os pedestres. "Não temos o real diagnóstico de cada atropelamento, mas percebo que a causa dos acidentes [envolvendo idosos], vai além do maior fluxo de veículos nas ruas e do aumento da presença dessa faixa etária na sociedade. Há uma realidade de violência no trânsito dos condutores em relação aos pedestres, de maneira geral", afirma o diretor do Departamento de Educação da Setran, Cassiano Ferreira Novo.

Causas

O número de pessoas com mais de 60 anos internadas devido a atropelamentos em Curitiba fica atrás apenas da quantidade de vítimas da faixa etária entre 15 e 29 anos. O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Franco, lembra que os idosos costumam ser mais suscetíveis a acidentes por terem algumas aptidões físicas, como visão, locomoção e audição, debilitadas. "Nestas situações, o condutor de automóveis precisa ter ainda mais forte a percepção de que ele é responsável por aquela pessoa idosa que está cruzando a via", diz. A Secretaria de Trânsito afirma que, no dia 26 deste mês, se reunirá com agências de publicidade da capital para que sejam elaboradas propostas de campanhas contínuas envolvendo não só pedestres, mas também motociclistas e condutores em geral. A ideia é que as campanhas durem pelos próximos quatro anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.