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Paris - Um dos sindicatos de pilotos da Air France, o Alta, aconselhou os filiados a não voarem em modelos Airbus A-330 e A-340 até que a companhia realize a substituição de ao menos dois dos três tubos de pitot – o sistema que afere a velocidade dos aviões. O pedido foi feito com base nos indícios de que uma falha nos sensores de velocidade teve papel importante na queda do Airbus A330-200 que realizava o voo 447, entre o Rio e Paris. Por "uma questão de preocupação", a companhia aérea americana US Airways também iniciou ontem a troca desses equipamentos.

A recomendação de não voar em modelos antigos foi feita por Christophe Présentier, um dos dirigentes do Alta. "Houve incidentes entre 2008 e 2009 com características similares às do voo AF447. Mensagens Acars (Aircraft Communications Adressing and Reporting System, as 24 mensagens automáticas enviadas antes da queda) comprovam a semelhança com as falhas verificadas em outros voos", argumentou. A eventual pane dos tubos de pitot é uma das pistas centrais apuradas pelo Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA). Os peritos do órgão diagnosticaram "incoerência na velocidade aferida" – um erro causado por falha nas sondas. "A investigação da pane dos tubos de pitot pode constituir um início de explicação sobre a queda do 447", justificou.

Mas o Alta é um sindicato minoritário e representa 5,5% dos pilotos da companhia. Até ontem, o Sindicato de Pilotos da Air France (Spaf), majoritário, não havia aderido à recomendação. A troca dos tubos de pitot das frotas de Airbus A330 e A340 já vem sendo realizada pela Air France desde 27 de abril e deve prolongar-se "pelas próximas semanas". A companhia informou que dispõe de 15 aviões A-330 e 19 aparelhos A-340. Desse total, nove têm equipamentos com duas ou três novas sondas. Toda a frota A-330 e A-340 teria ao menos um pitot de última geração.

O jornal "O Estado de S. Paulo" revelou ontem que, em 2008, pelo menos dois voos, realizados entre Paris e Tóquio e Paris e Nova Iorque por aviões A-340, haviam enfrentado panes dos tubos de pitot, causando uma sequência de desligamentos em diferentes sistemas de navegação eletrônica – como o Fly by Wire e Air Data Inertial Reference Unit (Adiru), equipamentos que também sofreram pane no voo 447.

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