Um levantamento divulgado nesta terça-feira (30) pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região (Sindivigilantes) aponta que os estados da região Sul do Brasil somam 504 ataques a bancos neste ano. Santa Catarinalidera o ranking, com 196 ataques. O Paraná aparece em segundo lugar, com 183 casos. No Rio Grande do Sul foram registrados 125.
Os números fazem parte de uma pesquisa, coordenada pelo Sindivigilantes, Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). De acordo com os dados, o número de ataques a banco na região Sul teve aumento de 72% em relação a 2011. No Paraná, os casos triplicaram, segundo o sindicato.
Com base no levantamento, as três instituições pressionam autoridades estaduais e municipais. No Paraná, as entidades sugerem a criação de leis estaduais e municipais, que estabeleçam critérios para a instalação de caixas eletrônicos. "Nós estamos preocupados com a vida das pessoas e não com o dinheiro. Temos que prevenir e não remediar", disse o presidente do Sindivigilantes, João Soares, por meio de nota.
Outra proposta do sindicato é endurecer as penas impostas a criminosos que cometem assaltos a bancos. As entidades também reivindicam a ampliação de mecanismos de segurança nas agências bancárias.



