A Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) começou a trocar a tubulação da rede de esgoto na região da Praça do Atlético, em Curitiba, nesta quinta-feira (18). O sistema que está sendo usado pela empresa permite a execução da obra sem a abertura de valetas. O uso da técnica foi necessária pois a tubulação deve passar por baixo da arquibancada da Arena da Baixada, e caso contrário seria necessário demolir parte da estrutura do estádio.
A obra acontece na Rua Getúlio Vargas no trecho entre a Rua Coronel Dulcídio e a Praça Afonso Botelho. Os tubos estão sendo cravados no solo sem abertura de valeta. Antes de colocação da nova rede, um túnel de 70 centímetros foi construído.
Uma plataforma foi montada para sustentar os tubo. Na operação de entrada para o túnel, a tubulação ficou suspensa por guindaste, a cerca de cinco metros de altura, sobre a Coronel Dulcídio. A partir da próxima semana, os serviços começam a ser realizados no trecho entre as ruas Coronel Dulcídio e Buenos Aires.
A nova rede está sendo enterrada em até 8,30 metros de profundidade. O esgoto que passar por esta tubulação será encaminhado para tratamento na Estação Belém. A obra tem um custo estimado em R$ 725 mil.



