
Subiu de três para cinco o número de municípios do Paraná que já decretaram estado de emergência por causa da instabilidade contínua que tomou conta do estado na última semana. Em Francisco Beltrão, cerca de 900 pessoas tiveram que deixar suas casas.
Além de Bom Jesus do Sul, Ariranha do Ivaí e Rosário do Ivaí, o alerta também foi emitido por Roncador e Honório Serpa, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta quinta-feira (2).
Nestes locais, não houve alagamentos, mas as tempestades contínuas foram as principais causas dos prejuízos. Em Rosário do Ivaí, 2,5 mil moradores foram afetados. Em Bom Jesus do Sul, foram 1,2 mil atingidos e três casas danificadas. Em Ariranha do Ivaí, as chuvas deixaram 500 moradores com algum tipo de prejuízo. Já em Roncador 1,5 mil pessoas foram atingidas e 3 mil sofreram em Honório Serpa. Além destes, outros 45 municípios repassaram à Defesa Civil o registro de ocorrências causadas pelas chuvas.
Francisco Beltrão
Das 58 pessoas que foram desabrigadas no estado, 40 continuam nesta situação, todas em Francisco Beltrão, de acordo com o boletim. Ao todo, 310 casas foram danificadas na cidade do Oeste paranaense.
Além disso, 850 pessoas estão desalojadas na cidade, ou seja, tiveram que sair de suas residências, mas estão na casa de parentes ou amigos. Há 1.005 paranaenses nesta situação, divididos nos municípios de Cruzeiro do Oeste, Guarapuava, Ibema, Mirador, Nova Tebas, Peabiru e Santo Antônio da Platina.
Ao todo, 22.219 pessoas tiveram algum prejuízo por causa das chuvas, que danificaram 1.027 residências e destruíram três casas. Além disso, uma pessoa ficou ferida em Cruzeiro do Oeste.



