• Carregando...

Metodologia

A Gazeta do Povo Online considera como final de semana para o balanço das mortes violentas das 8h de sexta-feira até as 8h de segunda-feira em razão do horário coincidir com os turnos das equipes de investigações. A Delegacia de Homicídios, Instituto de Criminalística e a maior parte das delegacias da região metropolitana trocam as equipes ás 8h. O Instituto Médico Legal também divulga as mortes do final de semana considerando esse horário.

Os três primeiros finais de semana de fevereiro tiveram crescimento de 50% em termos de mortes violentas em comparação com a média do mês anterior. Em janeiro, os quatro períodos de sexta a segunda tiveram média de 31,25 óbitos em razão de causas violentas. Em fevereiro, o número cresceu para 47.

Considerando das 8h de sexta-feira (13) até as 8h desta segunda-feira (16), foram registradas pelo menos 43 mortes violentas, de acordo com um cruzamento de dados das polícias Civil, Militar e Científica. Os dois finais de semana anteriores deste mês tiveram 49 falecimentos por causas violentas.

Do total das mortes do último final de semana, pelo menos 17 se deram em razão de ferimentos por arma de fogo. Neste grupo se enquadra a morte do empresário Roberto Rivelino Vieira, 30 anos, na madrugada de sábado (14). De acordo com a Polícia Militar, ele parou o carro em que andava, um Audi A3, para trocar um pneu quando recebeu voz de assalto. A polícia estima que Vieira tentou reagir e, por isso, foi morto com pelo menos três disparos na Avenida Paraná, perto do terminal Santa Cândida, em Curitiba. Os supostos ladrões levaram a carteira da vítima.

Outro que morreu dentro de um veículo foi Alysson Davi Cunha, conhecido como "Magrão", 33 anos. Vários tiros foram disparados contra o veículo dele quando andava pela Rua Waldomiro Daltman, bairro Uberaba,em Curitiba, às 12h30 de sábado. Apesar do crime ter se dado em plena luz do dia, os vizinhos e moradores da rua disseram à polícia não ter visto nada.

Pais-de-santo

Dois homens que aparentam ser pais-de-santo, foram assassinados a facadas em uma casa anexa a um terreiro no bairro do Portão, em Curitiba, na madrugada desta segunda-feira (16). Segundo o investigador Antonio Carlos Pimentel da Delegacia de Homicídios, dois garotos de programa teriam cometido o crime após prestarem serviços às vítimas.

Gerente executado

Por volta das 8 horas deste sábado, o gerente da transportadora Trans-Iguaçu Everton Luís Homann foi assassinado com quatro tiros, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). De acordo com o relato de testemunhas, dois homens em uma moto Twister vermelha aguardaram pela chegada de Homann em frente à empresa. Assim que o gerente apareceu, o carona desceu da moto, conversou com Homann e atirou antes de fugir no veículo. Um investigador da Delegacia de Homicídios afirmou que a polícia iria conversar com a família.

Polícia falsa

Três pessoas que se identificaram como policiais deram vários tiros no funcionário público Marcos Aurélio Rodrigues da Silva Barbosa, 28 anos, no início da madrugada de sábado, em Almirante Tamandaré, cidade da região metropolitana de Curitiba. A delegacia da cidade suspeita que se trate de um crime passional.

Polícia verdadeira

Além dos casos de homicídio, a verdadeira polícia matou três bandidos que supostamente reagiram a abordagem policial na madrugada desta segunda-feira em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Os três estariam sendo investigados pelo serviço de inteligência por estar planejando um assalto contra um empresário do bairro Boqueirão, em Curitiba.

Serviço

Os casos de homicídio em Curitiba são investigados pela delegacia homônima. As mortes em razão em latrocínio - roubo seguido de morte - são de responsabilidade da Delegacia de Furtos e Roubos ou Furtos e Roubos de Veículos. Ambos os crimes ocorridos nas cidades da região metropolitana são investigados pelos distritos policiais regionais.

Os endereços e telefones para contato estão no site da Polícia Civil do Paraná. A polícia garante o sigilo da identidade dos informantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]