Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Força Nacional

Soldados protegem avião espião em Foz

Tropa nacional que faz segurança de aeronave está no Paraná há 30 dias. Veículo não tripulado mapeará crime na fronteira

Vant: aeronave não tripulada ajudará a combater o crime na fronteira com o Paraguai | Marcos Labanca/Gazeta do Povo
Vant: aeronave não tripulada ajudará a combater o crime na fronteira com o Paraguai (Foto: Marcos Labanca/Gazeta do Povo)

Foz do Iguaçu - Solicitada inúmeras vezes pelas autoridades de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, para combater o tráfico e o contrabando na fronteira entre Brasil e Paraguai, a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) finalmente desembarcou na região – mas não para enfrentar os delitos fronteiriços.

A missão do pequeno efetivo, de 29 homens, é proteger a mais no­­va ferramenta de combate ao cri­­me: o Veículo Aéreo Não Tri­­pu­­lado (Vant), que permanece numa base criada pela Polícia Federal no aeroporto de São Miguel do Iguaçu, a 45 quilômetros de Foz.

"A Força Nacional está em Foz com um único objetivo, o de proteger o Vant. Ainda não existem operações conjuntas em andamento, por ora", afirma o delegado chefe da PF em Foz do Iguaçu, José Alberto Iegas. Há um mês na cidade, a FNSP vai continuar em São Miguel do Iguaçu por mais 30 dias. Se houver necessidade, o tempo de permanência é prorrogável.

O Veículo Aéreo Não Tripulado está quase pronto para ser usado: a ideia é que ele identifique as rotas do tráfico e do contrabando na fronteira. De acordo com a Superintendência da Polícia Federal no Paraná, o Vant, por enquanto, está mapeando as estradas da região, e só após essa fase ele entrará definitivamente em ação.

Enquanto a data exata de estreia do Vant não é divulgada, os agentes operadores de voo continuam em treinamento. A PF explica que, atualmente, existem agentes treinando no exterior, em Brasília e na própria base, em São Miguel do Iguaçu.

Aeroporto

Instalado numa área de sete alqueires, cercado de propriedades rurais, o aeroporto de São Miguel do Iguaçu carece de infraestrutura. Para resolver o problema, o Ministério da Justiça informou que vai investir no alargamento e na ampliação da pista de pouso – que atualmente tem 1,3 mil metros de comprimento e 18 metros de largura – e na estrada que dá acesso ao aeroporto. En­­tretanto, a Superinten­dência da PF explicou que os investimentos dependem da transferência da área do município para a União. Portanto, não foram fixados prazos para as obras começarem.

O Vant foi apresentado pela primeira vez em julho do ano passado, quando o ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve em São Miguel do Iguaçu para um voo inaugural de teste.

As informações captadas pelo Vant serão compartilhadas com outros órgãos de segurança que atuam em parceria com a PF, incluindo a Receita Federal e a Força Alfa, pelotão de elite da Polícia Militar na fronteira.

Vant

Com 10 metros de envergadura e capacidade para fazer fotos e imagens de vídeo em alta resolução, transmitidas instantaneamente para uma base terrestre, o Vant possibilita que os agentes possam ir ao local do crime imediatamente.

A aeronave, que não tem piloto e pode voar por mais de 30 horas consecutivas, é monitorada via controle remoto e tem potência suficiente para acompanhar o movimento de pedestres e identificar rostos de pessoas e placas de veículos, inclusive à noite, conforme a luminosidade.

De fabricação israelense, o Vant era usado apenas pelas forças armadas de alguns países, incluindo a dos Estados Unidos. A Polícia Federal brasileira foi a primeira força policial do mundo a possuir um, que custou aproximadamente R$ 40 milhões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.