Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
desfiles

SP Fashion Week traz moda verão

Em 2012, evento mais importante do setor na América Latina ganha um perfil mais urbano

Desfile da SPFW 2011: neste ano, bíquinis vão sair de cena | Nelson Almeida/ AFP
Desfile da SPFW 2011: neste ano, bíquinis vão sair de cena (Foto: Nelson Almeida/ AFP)

Já é verão. Pelo menos na mais importante semana de mo­­da da América Latina. A São Paulo Fashion Week, que co­­meça nesta segunda-fei­­ra no prédio da Bienal, no Par­­que do Ibirapuera, vem renovada. Em parte por causa de uma reestruturação, que está mi­­grando as marcas de moda praia para o Fashion Rio e avalia a possibilidade de trazer marcas mais urbanas para São Paulo. Desta vez, a Forum re­­torna às passarelas, assim co­­mo Paula Raia e o mineiro Ro­­naldo Fraga, que ficaram fora do evento na temporada passada. Vitorino Campos e Têca por Helô Rocha estreiam no line-up, enquanto Huis Clos, Maria Bonita, Cori e Mario Queiroz pulam esta edição.

Quem também ficará fora da badalação fashion é o­­­­ ­­ator Ashton Kutcher, que es­­­teve no Brasil nos últimos dois desfiles da Colcci, mas não virá para o Verão 2012/13, pois está filmando a biografia de Steve Jobs. E sua companheira na campa­­nha da marca, Alessandra Am­­brósio, também não virá, já que­ ­­­­acabou de ter seu bebê. Quem desfila no lugar dela é a modelo sul-africana Candice Swanepoel. A Ani­­male, por sua vez, traz de no­­vo a top britânica Ro­­sie Huntington-Whiteley, que é a atual garota propaganda da marca.

Conceito

Em sua 33.ª edição, a SPFW reforça seu compromisso com o processo criativo e destaca a importância de movimentos capazes de transformar realidades por meio de histórias que contam e reforçam a crença no poder da transformação e da sustentabilidade como resultado desses processos.

Para isso, adotou o tema "A Gente Transforma – Histórias que Contam" e convidou o designer Marcelo Rosenbaum, que assinará a cenografia da Bienal e trará um pedaço de Várzea Queimada, no Piauí, onde desenvolve um trabalho que mistura técnicas modernas à história local para criar produtos de design de raiz feitos pela comunidade e para a comunidade.

Rosenbaum também fará a primeira palestra do SPFW Ve­­rão 2012/2013. Ha­­verá também uma mesa redonda sobre sustentabilidade­­ na moda, com apresentação do pro­­jeto "Traces", fruto da cooperação ítalo-brasileiro que rastreou a pegada de carbono e os impactos socioambientais de seis e-fábricas usadas pela Osklen.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.