Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio de Janeiro

Superaquecimento em cabo causou falta de luz, diz diretor de hospital público

Unidade em Realengo teve dois cortes de energia durante sábado. Médico garante que corte de energia não provocou óbitos

A falta de luz no Hospital Alberto Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste, foi provocada por um superaquecimento nos cabos de condução de energia elétrica, segundo o diretor Dilson Pereira.

Entre 14h e 16h deste domingo (14), o hospital, que tem geradores em condições de uso, ficou sem energia, já que, segundo Pereira, sem os cabos não era possível passar a corrente de energia.

O diretor informou ainda que às 19h houve nova queda de energia, novamente em função do superaquecimento nos cabos de condução de energia elétrica. Nas duas horas seguintes, o hospital ficou novamente às escuras e, às 21h, os serviços foram parcialmente retomados, para evitar novo aquecimento.

Nos períodos em que faltou luz, foram realizadas apenas tomografias de emergência, e o ar condicionado foi desligado em áreas em que era possível deixar de usar.

Não causou óbitos, afirma diretor

O diretor disse ainda que durante a noite de sábado e madrugada deste domingo uma equipe de técnicos trabalhou no reparo dos cabos e na ligação de um gerador da Light, que passou a funcionar às 5h20.

Pereira lembra ainda que técnicos da empresa de manutenção predial do hospital estão trabalhando no reparo da subestação e dos cabos. A estimativa é de que na segunda-feira (15)ou na terça-feira (16) o trabalho esteja finalizado.

Segundo o diretor do Hospital Alberto Schweitezer, nenhum paciente internado foi transferido e nenhum óbito foi registrado na unidade, em função da interrupção de energia elétrica ocorrida no sábado.

Ainda segundo Pereira, os pacientes que morreram no plantão estavam com o quadro geral bastante comprometido. Ele observa que, por se tratar de uma unidade de emergência, o hospital recebe pessoas com patologias graves, que podem levar ao falecimento das mesmas.

Os óbitos ocorridos serão investigados pela Comissão de Verificação de Óbitos, da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). As investigações devem ser concluídas em 30 dias.

Como foi a queda de luz

O Hospital estadual Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, sofreu duas quedas de luz no sábado (13), em menos de cinco horas, obrigando a unidade a funcionar apenas com auxílio de geradores. A primeira queda de luz aconteceu por volta das 14h.

Segundo acordo com funcionários, o problema teria sido causado por um curto-circuito no cabo de um gerador. O hospital ficou sem luz até às 17h30, de acordo com a Secretaria.

Por volta das 19h00, uma nova queda de energia atingiu a unidade. Dessa vez, segundo a Light, o problema teria sido causado pela chuva que caiu sobre a cidade na noite de sábado. O atendimento também foi mantido com auxílio de geradores. A luz teria sido restabelecida por volta das 05h30 deste domingo.

Dez ambulâncias ficaram estacionadas em frente ao hospital caso fosse necessária uma transferência. A Secretaria de Saúde informou que a falta de luz não chegou a causar maiores danos aos pacientes, e que ninguém precisou ser levado para outra unidade. O atendimento na emergência foi limitado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.