• Carregando...

O HU (Hospital Universitário) de Cascavel, no Oeste do Paranpa, interditou a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) geral e a do Pronto-Socorro, além de uma ala de internamento após detectar uma superbactéria em uma paciente de 20 anos, portadora de hepatite e que está na fila de espera para transplante. A interdição parcial é preventiva e, segundo a direção do hospital, não há motivos para pânico.

De acordo com o diretor clínico, Sergio Luiz Bader, a transmissão da bactéria multirresistente, conhecida como KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), ocorre pelo contato direto. "O HU tomou todas as medidas necessárias com relação a transmissão da doença", informou.

Pelo menos 20 pacientes que ficaram internados na UTI e na ala por onde a paciente passou serão monitorados. "Serão avaliados, monitorados para saber se foram colonizados [infectados] ou não. Colonizado é o paciente que pode adquirir a bactéria, mas não contrair a doença", explica o médico. Os pacientes que estão na UTI não serão transferidos, a unidade apenas não receberá novos internamentos. "Não podemos colocar em risco esse paciente que vai entrar no hospital, pois existe um risco em potencial de adquirir essa bactéria", declara Bader.

Os pacientes que tiveram contato com a jovem que contraiu o vírus após receberem alta da UTI serão levados para uma enfermaria, mas ficarão isolados. O HU encaminhou ofício ao MP (Ministério Público), Regional de Saúde, Siate, Samu e Central de Leitos informando sobre a suspensão dos internamentos dos pacientes de alta complexidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]