Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Suposto toque de recolher de traficantes esvazia escolas no Uberaba

Moradores da região estão assustados com os boatos da imposição de um toque de recolher. Escolas irão fechar mais cedo nesta sexta-feira (14)

 |

A rotina dos moradores do Bolsão Audi-União, no Uberaba, região atendida por uma Unidade Paraná Seguro (UPS) desde março, foi alterada na manhã desta sexta-feira (14) com o barulho do helicóptero da Polícia Militar. Por conta dos boatos de toque de recolher nas vilas, desde o inicio da semana, a corporação confirma a ampliação do efetivo policial e realiza fiscalizações nas entradas da Avenida do Trabalhador. Pais de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ana Proveller, ao lado do Liceu de Ofícios Uberaba, chegaram a buscar os filhos antes do horário de saída das aulas no turno da manhã. "Os comentários que estamos ouvindo desde segunda-feira deixam todo mundo em alerta", comenta um pai que não quis se identificar. A informação que está sendo divulgada para os responsáveis por crianças é que a escola ficará aberta somente até as 15h30. O local atende 100 alunos, que têm entre 3 meses e 5 anos.

Assim acontece também em outras escolas municipais da região. Líderes comunitários e pais de alunos receberam comunicados de fechamento antecipado do CMEI Ruth Cardoso e da Escola Municipal Maria Marli Piovezan. A Secretaria Municipal de Educação não quis se pronunciar sobre a dispensa antes do término regular das aulas, que será praticada pelas unidades.

Com receio de se expor, moradores contam que o policiamento na região das vilas União e Icaraí aumentou muito nos últimos dias. Os comentários é que isto teria ocorrido por conta do assassinato de Ezequiel dos Santos, 21 anos, na noite do dia 7 de setembro. "Kel", como era conhecido, estava entre os suspeitos de envolvimento com de uma chacina ocorrida em 2009, que resultou a morte de oito pessoas. Há também a suspeita de que ele fosse o responsável por outros crimes cometidos na região nos últimos meses. "Com a morte do rapaz, grupos que dominam o tráfico de drogas estariam se movimentando", comenta uma liderança do bairro.

Para o presidente da Associação de Moradores do Jardim Icaraí, Percy Cordeiro dos Santos, este clima é péssimo para as vilas. Como comerciante, ele conta que os boatos de toque de recolher acabam dificultando o ir e vir dos consumidores e do caminhão de abastecimento. Ele diz ainda que, nos dias anteriores, a polícia o procurou para saber da veracidade dos boatos do toque de recolher. "Não ouvi nada", ele afirma que respondeu aos policiais.

Uma cuidadora de crianças da vila União Ferroviária, uma das 15 vilas que abrigam a UPS, diz que ficou surpresa quando um pai veio buscar o filho nesta sexta às 10 horas. Segundo ela, o morador ouviu o boato de que era melhor que todos ficassem em casa, principalmente as crianças.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.