
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado ontem destaca a evolução dos preços das tarifas de ônibus no período de 2000 a 2012 e faz uma comparação com a inflação no período. A conclusão é que as tarifas do Transporte Público Urbano (TPU) subiram acima da inflação: enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 125% no período citado, o índice de aumento das tarifas dos ônibus teve alta de 192%, ou 67 pontos porcentuais acima da inflação.
INFOGRÁFICO: Confira a evolução nas tarifas do transporte
Ao entrar na discussão sobre o transporte público, o Ipea também apontou que há erros no mecanismo de financiamento do setor. "O modelo adotado, de financiamento da operação quase que exclusivamente via arrecadação tarifária, praticado em todos os municípios, mostra-se inadequado no objetivo de se alcançar um transporte público de alta qualidade e baixo custo para o usuário", cita o estudo.
O trabalho diz que há necessidade de outros segmentos da sociedade contribuírem para o financiamento dessa atividade. "Em outros países isso já é realidade, como na Europa, onde, em média, os subsídios respondem por quase a metade dos recursos destinados para financiar a operação dos sistemas", afirma o texto.
Gasolina
Com a política de manutenção dos preços dos combustíveis, a gasolina tem subido a taxas menores do que a inflação. Entre 2000 e 2012, a gasolina subiu 122%, portanto, apenas 3% abaixo da inflação. Já o índice associado aos gastos com veículo próprio, que inclui despesas com a compra de carros novos e usados e motos, além de manutenção e tarifas de trânsito, teve alta de apenas 44%, portanto muito abaixo do IPCA. Assim, conclui o estudo, o transporte privado tem ficado relativamente mais barato em relação ao transporte público no período de 2000 a 2012.



