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Previsão

"Sem surpresa, contrato é assinado até maio", diz Fruet

O prefeito Gustavo Fruet disse que as obras do metrô devem começar no segundo semestre deste ano e que o projeto não deverá mudar em termos estruturais, apenas em questões técnicas e econômicas. Segundo o prefeito, apenas eventuais "surpresas" podem adiar esses prazos.

"Se não houver nenhuma surpresa, é possível que seja cumprida essa etapa do edital até abril e a assinatura do contrato no mês de maio", afirmou Fruet, sem exemplificar que "surpresas" seriam essas. "É por isso que é surpresa e não sei, mas talvez algum ponto que de repente possa ser objeto de questionamento. De qualquer forma, temos tido cautela desde a análise do projeto existente, mas passando principalmente pela PMI onde vários temas questionados forma objeto de manifestação dos consórcios."

Manifestações

Minuta autoriza força policial em caso de protestos

A minuta do edital do metrô prevê que o risco de ocorrências de protestos públicos que impeçam a operação do metrô será compartilhado entre o consórcio vencedor da licitação e a prefeitura. De acordo com o documento, o poder concedente, no caso a administração municipal, deverá adotar providências para retomar a operação, inclusive com o uso de força policial quando for necessária para evitar prejuízos à concessão. O edital diz ainda que o poder público terá responsabilidade pelos riscos apenas em ocorrências com duração superior a dez dias seguidos ou 20 dias no ano.

Plataformas terão portas automatizadas

A primeira etapa da linha 1-azul do metrô de Curitiba deverá ter 17,3 km, sendo 2,2 km em elevados e 15,1 km em túnel para ligar o Terminal CIC Sul à Estação do Terminal Cabral. Nesse percurso, serão 14 estações. Já a segunda fase deverá elevar o trajeto para 22 km e chegar até o bairro Santa Cândida – com duas estações adicionais.

Além da tarifa técnica, a minuta edital apresentada ontem trouxe como novidade a instalação de portas automatizadas nas plataformas de embarque e desembarque. O equipamento, que evita queda de passageiros nos trilhos, é utilizado na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo.

A Prefeitura de Curitiba anunciou, ontem, que a tarifa técnica do metrô de Curitiba será de R$ 2,45, valor 9,5% menor que os R$ 2,71 previstos inicialmente. Esse é o teto máximo a ser transferido ao consórcio vencedor por passageiro transportado, mas ele ainda poderá sofrer alterações. Isso porque o vencedor do leilão será aquele que apresentar a menor tarifa e ela ainda será corrigida com base na inflação acumulada no decorrer da obra.

INFOGRÁFICO: Veja o mapa do metrô curitibano

O anúncio foi realizado pelo prefeito Gustavo Fruet, durante a apresentação da minuta do edital de licitação, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O documento e seus anexos estarão disponíveis para consulta por 30 dias no site da prefeitura. No próximo dia 15, às 15 horas, uma audiência pública será realizada no Salão de Atos do Parque Barigui.

Valor

A queda no teto tarifário, segundo o secretário municipal do Planejamento, Fábio Scatolin, foi possível graças à desoneração de impostos como PIS e Cofins da tarifa do transporte público, medida adotada pelo governo federal durante os protestos de junho do ano passado, e o aumento de 2% para 5% na previsão de arrecadação com receitas acessórias – aquelas obtidas por meio da locação de espaços comerciais dentro das estações.

"Aumentamos esse porcentual com base na movimentação de pessoas dentro da Rodoferroviária e das estações de São Paulo. Há praças que já preveem arrecadações de até 15% com esse tipo de receita, mas preferimos ser mais cautelosos. A ideia é ter de 15 a 20 lojas em cada estação", revela Scatolin.

O edital prevê ainda reajustes na tarifa de remuneração caso a demanda estimada por ele não seja atendida. De acordo com o documento, são estimados 248 mil passageiros por mês no novo modal em 2018, quantidade que aumentaria ano a ano até chegar aos 610 mil em 2049.

Com a nova tarifa e as receitas acessórias, a prefeitura estima que o vencedor do consórcio arrecade quase R$ 13 bilhões durante os 30 anos de concessão pós-obras.

Subsídio

As empresas responsáveis pelo metrô curitibano também poderão receber da administração municipal contribuições de até R$ 30 milhões por ano se atingirem metas de qualidade – como limpeza, conforto e tempo de deslocamento.

Prazos

A previsão é de que o contrato seja assinado até junho e as obras comecem no segundo semestre deste ano. O contrato deverá prever um período máximo de obras de seis anos.

Participe!

A minuta do edital do metrô está aberta a sugestões no site da Prefeitura de Curitiba. Elas podem ser enviadas ao e-mail metrocuritiba@smad.curitiba.pr.gov.br. Além disso, uma audiência pública está marcada para 15 de janeiro, às 15 horas, no Salão de Atos do Parque Barigui.

Apesar do edital, obra ainda não está garantida

Apesar de a prefeitura ter celebrado o lançamento do documento, as consultas públicas não são uma garantia de que a obra sairá do papel. Em maio de 2012, o então prefeito Luciano Ducci também realizou uma audiência pública para discutir o projeto do metrô curitibano. Naquela gestão, o futuro novo modal da cidade iria custar R$ 2,3 bilhões e ter cinco estações a mais que o projeto atual. A extensão era a mesma: 22 km.

O projeto então imaginado por Ducci naufragou e o custo dobrou sob a gestão Fruet – chegando a R$ 4,56 bilhões. De acordo com o atual prefeito, uma comissão de trabalho viu a necessidade de ajustes no planejamento do metrô. "Essa comissão encontrou uma série de inconsistências no projeto".

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