Desde ontem e até as 6 horas de 2 de janeiro do ano que vem, os táxis de Curitiba vão operar em bandeira 2 independentemente do horário em que fizerem as corridas. A medida está prevista em lei municipal e visa a garantir aos taxistas condutores, autônomos ou empregados uma renda adicional como 13.º salário.
A tarifa correspondente à bandeira 2 está afixada em R$ 2,30 por quilômetro rodado. O valor é 16% maior do que o cobrado na bandeira 1. Em todas as corridas, o taxímetro começa a rodar em R$ 4. A cobrança está regulamentada pela lei municipal 8.794, de 1995.
"[A cobrança da bandeira 2 independentemente do horário] começa hoje [ontem], porque no dia 30 de novembro se comemora o Dia do Taxista. É um rendimento extra à guisa de 13.º salário", disse José Carlos Gomes Pereira Filho, gestor da área de táxi e transporte comercial da Urbanização Curitiba S.A. (Urbs).
Um grupo de taxistas independentes, no entanto, reclama que apenas aqueles que trabalham durante o dia é que terão algum rendimento adicional. Isso porque os condutores que trabalham à noite e nas madrugadas já operam em bandeira 2 normalmente.
"Na maioria dos casos, quem trabalha durante o dia são os permissionários, donos das concessões. Os taxistas colaboradores ficam sem nada", reclama um taxista. Por causa dessa distorção, eles estão entregando um informativo, sugerindo aos colegas que negociem com os permissionários a divisão da renda adicional.
Há atualmente cerca de 5 mil taxistas em Curitiba. Destes, 2.040 são proprietários dos veículos e 210 estão ligados a empresas. O restante é da categoria de colaboradores.



