
No próximo domingo, 21 de setembro, data em que o Brasil comemora o Dia da Árvore, os passarinhos que costumam ocupar o Passeio Público, no centro da cidade, dividirão espaço com poemas pendurados em barbantes. A ação, chamada de "Um poema em cada árvore", tem a intenção de incentivar a leitura e divulgar o trabalho dos escritores locais.
A exposição é organizada pelo poeta e romancista Junior Franco. "O evento passado foi excelente. Neste, esperamos um movimento maior dos escritores e da própria população", conta. Na última edição, realizada em 2013, 150 pessoas enviaram textos. Desse total, 50 foram expostos.
Além de Curitiba, a iniciativa ocorre simultaneamente em Maringá e em outras 68 cidades do Brasil. O projeto, idealizado pelo poeta Marcelo Rocha em parceria com o Instituto Psia, foi criado em 2010 na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais. Por lá, já faz parte do calendário e ocorre todo mês.
Para a escritora Andréia Carvalho Gavita, esse tipo de evento tende a incentivar a procura por escritores de Curitiba. "Qualquer iniciativa que coloca foco nos escritores locais e valoriza o que é produzido aqui é sempre bem-vinda", relata.
Escritibas
O grupo Escritores de Rua (Escritibas), formado por poetas e escritores da capital paranaense e coordenado por Andréia, também participa da mobilização em prol da leitura. Seus integrantes farão uma exposição de livros locais e um sarau.
Participação
Ainda dá tempo de participar da iniciativa. As inscrições podem ser feitas até o meio-dia desta segunda-feira. Basta enviar um poema, em prosa ou verso, para o endereço de e-mail umpoema@outlook.com. É preciso seguir alguns critérios: se for verso, deve ter no máximo quatro estrofes; se for prosa, deve ter 25 linhas (justificadas).
Os arquivos devem ser enviados no programa word, com fonte Arial e letra no tamanho 14. A escolha dos textos fica a critério dos responsáveis e deve respeitar o espaço liberado pela secretária do meio ambiente. Alguns textos podem ser usados em exposições de outras cidades.
Todos os poemas serão impressos em papel reciclado. Em cada um, terá o poema, o nome do autor, sua logomarca ou site, e a logomarca do Instituto Psia. A ação vai custar para a organização apenas R$ 10.
Premiação
Em 2011, o projeto "Um poema em cada árvore" foi finalista do Prêmio Viva leitura 2011, promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).



