• Carregando...
Meninos aproveitam os chafarizes da cidade para se refrescar. Depois de muita chuva, calor intenso | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Meninos aproveitam os chafarizes da cidade para se refrescar. Depois de muita chuva, calor intenso| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

Termômetros permanecem em alta

Vitor Geron

Hoje as temperaturas devem permanecer elevadas em quase todo o estado. Em Curitiba, a previsão indica mínima de 19°C e máxima de 33°C. Londrina terá temperaturas entre 22°C e 35°C, enquanto no Oeste, em Cascavel, varia de 22°C a 34°C.

Não há previsão de chuvas para hoje. A situação deve mudar a partir de amanhã, quando estão previstas pancadas de chuva durante a tarde para quase todo o estado. Segundo o Simepar, uma frente fria vinda do Uruguai deve baixar as temperaturas e provocar chuvas isoladas durante a tarde no final de semana.

  • Confira dicas para evitar desidratação e as alterações da pressão em dias quentes
  • Confira as temperaturas marcadas no estado

Curitiba e Foz do Iguaçu - O Paraná teve um dia de temperaturas recorde ontem em todas as regiões do estado. Com máxima de 33ºC, ontem foi o dia mais quente do ano e, até agora, do verão em Curitiba, segundo registro do Instituto Tecnológico Simepar. "O último registro de temperaturas tão altas foi no dia 19 de no­­vembro do ano passado, quando a máxima chegou a 33,7ºC", lembra o meteorologista Marcelo Brauer. A temperatura mais alta do estado foi registrada na cidade litorânea de Antonina, com 38,5ºC.

Alguns termômetros de rua da cidade chegaram a marcar 42ºC, mas, apesar do sol forte e da brisa quente, o índice de calor registrado pelo relógio do Simepar, localizado no câmpus do Instituto Politécnico do Paraná, no bairro Jardim das Américas, foi de 32,9ºC. "Graças à baixa umidade e à brisa, a sensação térmica não está muito alta", explica Brauer.

Quem trabalha ou já voltou às aulas não tem como fugir do calor. Já quem ainda está de folga aproveita para se refrescar na sombra dos parques, nas sorveterias e nos clubes da cidade. Caso das amigas Giovanna Bosi de Souza e Gabriela Louise de Barros, ambas de 15 anos, que caíram na piscina do Paraná Clube para aproveitar a última semana de férias. "Não dá para ficar em casa com um sol desses, principalmente depois de tanta chuva", diz Giovanna.

O movimento no clube aumentou significativamente desde a última sexta-feira, conta o guarda-vidas Carlos Estreche. "Em janeiro, estava bem mais tranquilo. Mas, nos últimos dias, tenho tido que ficar mais atento", conta ele, de olho na criançada que fazia fila para pular do trampolim.

Quem não tem a sorte de estar na praia ou na piscina bebe muita água para manter o pique e evitar a desidratação, problema comum nesta época do ano. De acordo com o comerciante Cláu­dio Antunes Ventura, dono de uma distribuidora de bebidas, a venda de galões de água mineral triplicou durante a semana. "Está difícil atender a demanda, mesmo porque a entrega é feita de bicicleta e os meninos estão sofrendo com as altas temperaturas", conta.

As sorveterias da cidade também ficaram lotadas entre segunda-feira e ontem. O balcão e as mesinhas nas calçadas andam bastante disputadas desde que a chuva deu uma trégua. "Tem sido a semana mais movimentada de todo o verão", conta a vendedora Fátima da Luz.

Em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, nem mesmo os moradores – acostumados com o calor, comum nessa época do ano – estão aguentando as altas temperaturas dos últimos dias. Ontem, os termômetros registraram 35ºC. Thaisa Mucchiaqui usa o transporte público quase todos os dias. Na saída do trabalho, às 18 horas, ela disse que tem que improvisar para não "morrer de calor" dentro do ônibus lotado. "Eu entro no ônibus, procuro a primeira janela aberta e colo o rosto nela", conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]