Os temporais que atingiram a região metropolitana de Curitiba no início da noite desta quarta-feira (12) colocaram a Defesa Civil em alerta. O Instituto Tecnológico Simepar informou que as fortes tempestades vieram acompanhadas de raios e sobre a possibilidade de precipitação de granizo. As chuvas atingiram principalmente Curitiba, Pinhais, Colombo, Campina Grande do Sul, Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Bocaiuva do Sul.
"Por volta das 19 horas, emitidos um alerta acionando as coordenadorias municipais da Defesa Civil para que fiquem de prontidão. É o terceiro temporal em menos de uma semana", disse o subtenente Luiz Cláudio Trierweiler, oficial da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
Uma frente fria que avança pelo oceano, associada às elevadas temperaturas e a alta umidade provocam as tempestades que atingem várias regiões do Paraná nesta quarta-feira. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, das 18 horas às 18h40, mais de 18 mil raios caíram no estado, principalmente no Oeste, Centro-Sul e na região metropolitana de Curitiba.
Às 19h45, o Corpo de Bombeiros já havia sido acionado em Almirante Tamandaré por conta de quedas de árvores e destelhamento de residências. No mesmo município, o Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de risco de queda de um barranco às margens da BR-116, no bairro São Gabriel. Em Curitiba, os Bombeiros também foram chamados, porque havia risco de queda de árvore na Rua Júlio Perneta, no Vista Alegre.



